Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Light Drizzle

Brasil Atlas reúne informações sobre a biodiversidade brasileira

Compartilhe esta notícia:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Foi lançado nesta terça-feira (27), em Brasília, o Atlas do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). A proposta é contribuir na organização do conhecimento sobre os ecossistemas do país. A iniciativa do governo federal, em parceria com instituições como a ONU Meio Ambiente, reúne catálogos contidos em coleções de museus, jardins botânicos e projetos de pesquisa de todo o país.

No total, são mais de 160 mil espécies reunidas no sistema. O Brasil descreve uma espécie de animal e duas de plantas por dia. Esse conhecimento está disponível no site da iniciativa, que permite a busca de espécies específicas e apresenta diferentes análises e formas de visualização dos dados do conjunto da base.

Presente ao lançamento do Atlas, a representante da ONU Mulheres, Denise Hamú, destacou o papel de integração dessas informações, antes dispersas. Ela relatou que foi um trabalho difícil de convencimento das diversas áreas de pesquisadores, mas que o projeto foi uma conquista ao conseguir reunir esses elementos, permitindo o uso por cientistas, por gestores públicos e pelos cidadãos em geral.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil é potência em agronegócio e meio ambiente, diz ministra da Agricultura
Edenilson vê jogo de “riscos” contra o Flamengo, mas destaca confiança do grupo: “Temos condições de reverter”
Deixe seu comentário
Pode te interessar