Sexta-feira, 17 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Atletas brasileiros andam 60 km a pé para tentar sair da Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

Brasileiros passaram a noite na rua: "Quase congelamos", diz jogador.

Foto: Reprodução
Brasileiros passaram a noite na rua: "Quase congelamos", diz jogador. (Foto: Reprodução)

Os atletas brasileiros que atuam na Ucrânia têm vivido dias de terror após a invasão da Rússia no país. Nas redes sociais, o atacante Guilherme Smith, ex-Botafogo, que defende o Zorya, relatou ter sido impedido de atravessar a fronteira com a Polônia após caminhar 60 quilômetros.

“Essa noite foi a noite mais triste da minha vida e com certeza a pior. A divisa da Ucrânia com a Polônia não é nada do que falam, andamos 60km para chegarmos lá e quando chegamos fomos tratados como lixo, dormimos na rua e quase congelamos. Por sorte, conseguimos acender uma fogueira. Muito triste, a gente não sabe mais o que fazer nessa situação”, escreveu o jogador.

Segundo o atleta, o grupo foi barrado “com agressividade” por policiais faltando poucos quilômetros para chegar na fronteira. Smith está junto dos também atletas Cristian Fagundes e Juninho Reis, e a esposa e os dois filhos de Junhinho.

“Está muito cheio aqui, estamos agora na madrugada e passando frio, é complicado, ninguém faz nada por nós, não sabemos mais o que fazer. Espero que possam nos ajudar de alguma forma. A situação está complicada”, lamentou Smith.

Ao amanhecer, os brasileiros pegaram um ônibus de volta a Lviv, onde foram instalados em um hotel pelo Itamaraty. “A melhor decisão foi voltar e ver o que consiguimos fazer para tentar sair novamente, estava muito difícil, muito frio, não íamos conseguir ficar bem lá [na fronteira]”, detalhou Juninho.

O presidente Jair Bolsonaro declarou neste sábado (26) que “o governo tem atuado para garantir a retirada em segurança de brasileiros que estão na Ucrânia”. O país foi invadido por tropas russas na última quinta-feira (24). No Twitter, o chefe do Executivo afirmou que, “mesmo diante de um cenário difícil, reforçamos: ninguém será deixado para trás”.

O presidente disse que 50 brasileiros que estavam no país, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas, foram levados para territórios vizinhos. Bolsonaro afirmou que acionou ministros, assessores e a diplomacia para permitir que os brasileiros na Ucrânia deixem o local por vias terrestres.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Negociação de paz: após impasse sobre local, Ucrânia terá encontro com russos
Fim de apoio ao setor químico pode comprometer PIB industrial no RS
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar