Sábado, 04 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ato contra aquecimento global tem confronto em praça de Paris

Compartilhe esta notícia:

Policiais usaram gás lacrimogêneo neste domingo (29) em Paris para dispersar manifestantes. (foto: reprodução)

As forças de segurança francesas usaram gás lacrimogêneo neste domingo (29) em Paris para conter centenas de manifestantes, muitos deles mascarados, que jogaram sapatos e garrafas contra os agentes, durante manifestações contra o aquecimento global, na véspera do início da reunião mundial sobre o clima.

O protesto foi convocado em Paris contra a proibição de manifestar-se, à margem da COP21.

Os manifestantes se reuniram perto da Praça da República, convocados por pequenos grupos “AntiCop21”, contrários à conferência do clima da ONU em Paris.

Para simbolizar a grande marcha que não pôde acontecer, os ativistas deixaram milhares de sapatos na Praça da República, em Paris. (foto: reprodução)

Para simbolizar a grande marcha que não pôde acontecer, os ativistas deixaram milhares de sapatos na Praça da República, em Paris. (foto: reprodução)

Aos gritos de “Ouçam nossas vozes! Estamos aqui!” e “Estado de emergência, Estado policial, não vão tirar nosso direito de manifestação”, os ativistas “AntiCOP21” seguiram para a Praça da República, centro da capital.

Alguns jogaram sapatos e garrafas contra as forças de segurança. Outros chegaram a jogar uma barreira de metal contra a polícia, que reagiu com gás lacrimogêneo e avançou contra os manifestantes.

Paris se encontra em estado de emergência desde os atentados jihadistas de 13 de novembro, que deixaram 130 mortos. As manifestações foram proibidas na cidade.

Ao mesmo tempo, mobilizações em todo o mundo e uma corrente humana em Paris, perto dos locais dos atentados do 13 de novembro, exigiram neste domingo a adoção de um acordo contra o aquecimento global por parte dos 195 países que participam das negociações da COP21.

Milhares de pessoas de todas as idades deram as mãos ao longo de 2 km na avenida Voltaire, na zona leste de Paris, deixando um espaço de 100 metros diante da casa de espetáculos Bataclan. O estabelecimento sofreu o mais letal dos ataques que deixaram 130 mortos na fatídica sexta-feira 13.

“Por um clima de paz!”, pediam vários cartazes perto do Bataclan.

tags: polícia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sequestro de mãe e filha termina em Porto Alegre
Cresce no Brasil a procura pelo registro do testamento vital, documento lavrado em cartório que indica os tipos de tratamentos aos quais uma pessoa concorda ser submetida em caso de doença grave
https://www.osul.com.br/ato-contra-aquecimento-global-tem-confronto-em-praca-de-paris/ Ato contra aquecimento global tem confronto em praça de Paris 2015-11-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar