Domingo, 25 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2015
Um dos maiores clássicos da literatura mundial, “Alice no País das Maravilhas” ganha uma adaptação teatral rara, com um elenco composto por atores surdos. As apresentações serão realizadas no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Independência, 75), de quinta-feira (22) a domingo (25), às 20h. Haverá uma sessão especial para escolas no dia 22, às 15h. A entrada é franca (retirada de senhas uma hora antes do espetáculo).
A peça será apresentada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela companhia Signatores – único grupo profissional de atores surdos na região Sul do Brasil. A montagem é destinada a todos os públicos – até mesmo aqueles que não sabem Libras – pois haverá o acompanhamento de dois atores, que farão a narração dos acontecimentos e das falas.
A peça transita por um universo fantástico, em que os personagens saltam das páginas dos livros para o palco. Os cenários e figurinos são compostos por gigantescas dobraduras de papel (origamis) que se transformam constantemente diante do público. O trabalho da cenografia é de Álvaro Vilaverde; e Margarida Rache assina a criação do figurino.
Quem dá vida a Alice é a atriz negra Brenda Artigas. “Apresentamos uma nova Alice, sem a reprodução de um imaginário Disney ou até mesmo das ilustrações originais do Tenniel, que transformou a menina Alice de cabelos curtos e castanhos em uma personagem de cabelos compridos e loiros. Queremos promover um reencontro da plateia com o imaginário do País das Maravilhas. E provocar a plateia a pensar que existem muitas ‘Alices’, e que dentro de cada um de nós, somos todos ‘Alice’”, adianta a diretora Adriana. Além de Brenda, completam o elenco os atores Bruno Anjos, Karina Moraes, Márcio de Lima, Rosiglei Vieira, Umberto da Rosa.
Voltar Todas de Teatro & Dança