Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Atraso na liberação de insumo da CoronaVac pode alterar o cronograma de vacinação a partir de junho

Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda, o Butantan entregou 2 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Butantan afirma que lotes interditados foram inspecionados por controle de qualidade próprio e que medida "não deve causar alarmismo".(Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta segunda-feira (10) que a lentidão e a incerteza na liberação do insumo da CoronaVac pela China podem afetar o cronograma de vacinação no Brasil a partir de junho.

O instituto é parceiro do laboratório Sinovac e responsável pela etapa final de produção da vacina no Brasil. Nesta segunda, o Butantan entregou 2 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde. Duas novas remessas serão feitas até o final desta semana.

Após os envios, o instituto precisa receber a matéria-prima para conseguir retomar o envase, que foi suspenso na última quinta-feira (06). “A partir daí, não teremos mais vacina porque não recebemos o IFA [ingrediente farmacêutico ativo] para que isso possa ser processado. Situação parecida com essa também é enfrentada pela Fiocruz [responsável pela vacina de Oxford/AstraZeneca], que também não teve seu IFA liberado. Preocupa para o cronograma de vacinação, não neste momento, mas a partir de junho, que poderá sofrer algum impacto”, disse Dimas.

Com o lote desta segunda, o total de doses enviadas pelo Butantan ao Plano Nacional de Imunizações chegou a 45 milhões desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Nesta quarta (12), serão destinadas mais 1 milhão de doses e, na sexta (14), 1,1 milhão. Os novos lotes foram envasados com insumo recebido pelo Butantan em abril.

As novas entregas permitirão ao instituto concluir o primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses, que sofreu atraso de algumas semanas após problemas com a entrega do IFA vindo da China.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Governo cria programa para a fabricação de satélites brasileiros
Ministro da Saúde diz que as ações de combate à pandemia devem ser orientadas pela ciência
https://www.osul.com.br/atraso-na-liberacao-de-insumo-da-coronavac-pode-alterar-o-cronograma-de-vacinacao-a-partir-de-junho/ Atraso na liberação de insumo da CoronaVac pode alterar o cronograma de vacinação a partir de junho 2021-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar