Sábado, 27 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de junho de 2015
A atriz Maggie Gyllenhaal, 37 anos, causou controvérsia recentemente ao dizer que foi rejeitada em um teste por ser “muito velha” para fazer par romântico com um ator de 55 anos.
A afirmação levou diversos sites e publicações a compararem algumas das diferenças de idade entre atores que vivem casais em Hollywood, como Emma Stone, 26, que recentemente fez par com Colin Firth, 54, em “Magia ao Luar”, de Woody Allen, e Edward Norton, 45, em “Birdman”, de Alejandro González Iñárritu.
O “bafafá” levou o produtor e roteirista britânico Stephen Follows a analisar o assunto em uma pesquisa que concluiu que, nos filmes, a diferença de idade entre casais heterossexuais é, em média, de apenas 4,5 anos.
O produtor analisou 422 filmes românticos, lançados entre 1984 e 2014, que alcançaram mais de 1 milhão de dólares em bilheteria. Segundo Follows, que publicou o estudo em seu site oficial, a média entre homens e mulheres nos últimos 30 anos tem seus altos e baixos. A média mais recente, de 2014, ficou em sete anos de diferença.
Destaques.
Entre os atores que se destacaram no estudo, estão Robert Redford, Dudley Moore e Richard Gere, os mais velhos a desfilar mulheres jovens ao lado, com diferenças de idade entre 15 e 20 anos em relação à parceira.
Já Julia Roberts, Debra Winger e Winona Ryder ficaram entre as mais jovens. As moças atuaram com homens entre dez e 15 anos mais velhos que elas. Já Goldie Hawn e Sandra Bullock seguem o caminho contrário, e costumam atuar com homens mais jovens no cinema, porém com diferenças pequenas, que não chegam a cinco anos.
“Muitas pessoas esperavam que a diferença de idade fosse maior”, diz Follows. “Provavelmente pelo culto à juventude na cultura da celebridade e por recentes histórias de mulheres protagonistas cada vez mais jovens. Elas provam que o caso é verdadeiro, e tem sido por décadas, já que homens sempre foram os mais velhos na média.”