Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de abril de 2020
Unidade de Terapia Intensiva em Taquara foi reaberta com 10 leitos totalmente equipados.
Foto: Maicon Hinrichsen/SecomNesta quinta-feira (16), a confirmação de mais dois óbitos de idosos por coronavírus ampliou para 21 a estatística de casos fatais da doença no Rio Grande do Sul, Estado que já registrou 792 diagnósticos positivos da doença desde o dia 10 de março. Os mortos mais recentes são dois homens de 73 anos, moradores Cidreira (Litoral Norte) e de Vacaria (Nordeste gaúcho).
O primeiro sofria de problemas cardiovasculares, renais, além de diabetes, e faleceu na quarta-feira (15) no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Já o outro, com histórico de doença cardiovascular, faleceu no último sábado (11), após internação no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, no próprio município de residência.
As informações são da SES (Secretaria Estadual da Saúde), que ao longo desta quinta-feira contabilizou ao menos 11 novos testes positivos para Covid-19, em moradores de Porto Alegre (4), Caxias do Sul (4), Alvorada, São Leopoldo e Sapiranga. Ao todo, 92 municípios apresentam ao menos uma ocorrência, tendo a capital gaúcha líder disparada do ranking, com 361 confirmações, oito delas com morte. Em segundo aparece Caxias do Sul (41), Passo Fundo (29), Bagé (28) e Novo Hamburgo (26).
Outros óbitos
– 24 de março: Idosa de 91 anos, internada no Hospital Moinhos de Vento. Ela teve contato com indivíduo infectado.
– 26 de março: Idoso de 88 anos, de Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento. Histórico de doenças pulmonares, diabetes e hipertensão, além de viagem recente para Florianópolis (SC).
– 28 de março: Idoso de 60 anos, morador de Ivoti. Ele estava internado em Novo Hamburgo e viagem recente ao Oriente Médio.
– 28 de março: Idosa de 84 anos, moradora de Novo Hamburgo, internada no Hospital Regina com febre, tosse, dificuldade respiratória, fraqueza e dificuldade para engolir. Ela tinha um histórico de diabetes e outras doenças crônicas, mas não saía de casa e só tinha contato com familiares.
– 2 de abril: Idosa de 92 anos, de Porto Alegre, internada no Hospital de Clínicas em Porto Alegre. Histórico de asma, doenças cardiovascular e neurológica.
– 1º de abril: Homem de 59 anos, de Porto Alegre, sem histórico de doenças graves e com registro de viagem em cruzeiro pela costa brasileira. O óbito no Hospital Mãe de Deus.
– 4 de abril: Idosa de 73 anos, moradora de Novo Hamburgo. Ela estava internada no Hospital Municipal com quadro de febre, dispneia e desconforto respiratório.
– 6 de abril: Idosa de 90 anos, moradora de Porto Alegre. Ela estava internada no Hospital Mãe de Deus e sofria de doenças crônicas pré-existentes.
– 7 de abril: Mulher de 44 anos, moradora de Alvorada e que trabalhava em Porto Alegre como técnica de enfermagem no GHC (Grupo Hospitalar Conceição), onde estava internada. Ela apresentava obesidade e histórico de doença respiratória.
– 8 de abril: Idoso de 81 anos, morador de Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital de Clínicas. Além de apresentar doenças pré-existentes, ele havia retornado de uma viagem à Espanha, com escala na Itália.
– 8 de abril: Homem de 53 anos, residente em Marau (Região Norte), onde foi atendido e transferido para Passo Fundo. Histórico de insuficiência cardíaca.
– 9 de abril: Idoso de 66 anos, morador do bairro Vicentina, em São Leopoldo. Ele era diabético, fazia uso de insulina e havia sido internado no Hospital Centenário, depois no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
– 9 de abril: Idoso de 89 anos, morador de Passo Fundo. Ele apresentava doenças crônicas (respiratória e neurológica).
– 9 de abril: Idosa de 61 anos, moradora de Passo Fundo. Ela sofria de tinha diabetes e hipertensão.
– 10 de abril: Idoso de 78 anos, residente em Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre).
– 11 de abril: Idosa de 77 anos, moradora de Encruzilhada do Sul. Ela morreu em Santa Cruz do Sul.
– 11 de abril: Idosa de 87 anos, moradora de Porto Alegre e que sofria de doenças crônicas. Ela estava no Hospital Ernesto Dornelles desde o final de março.
– 11 de abril: Idoso de 71 anos, morador de Porto Alegre e que estava no Hospital de Clínicas. Ele era diabético e havia sido internado em 20 de março, cinco dias após apresentar sintomas quando retornava de uma viagem ao Rio de Janeiro.
– 15 de abril: idoso de 63 anos, morador de Serafina Corrêa e que estava internado desde o dia 13 de março no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ele havia viajado ao Paraguai e apresentava quadro crônico de doença respiratória.
(Marcello Campos)