Terça-feira, 30 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Com 854 casos confirmados, o Rio Grande do Sul já tem quase 100 municípios no mapa do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre concentra a maioria dos casos de Covid-19 no RS

Foto: Divulgação
Covid-19 já foi diagnosticada em quase 1/5 das cidades gaúchas. (Foto: EBC)

A inclusão de mais dois municípios gaúchos no mapa do coronavírus, o Rio Grande do Sul chegou neste sábado a 95 cidades com casos confirmados desde o primeiro, no dia 10 de março, totalizando 854 ocorrências. Segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), a estatística foi ampliada pela primeiro diagnósticos positivos da doença em Soledade (Vale do Taquari) e Ibirapuitã (região Sudoeste).

Porto Alegre lidera amplamente o ranking de pacientes, com 374 casos. Em seguida aparecem Caxias do Sul (42), Passo Fundo (41), Bagé (29), Novo Hamburgo (26), Lajeado (23), Marau (21), São Leopoldo (19), Canoas (17), Gravataí (15), Viamão (15), Bento Gonçalves (13), Santa Maria (13) e Pelotas (12).

Vale lembrar que as estatísticas em âmbito federal, estadual e municipal não excluem das listas os casos de cura comprovada, ou seja, quando já não há mais sintomas há pelo menos 14 dias. Por outro lado, pesquisas indicam que o contingente real de indivíduos infectados pode ser maior do que o determinado oficialmente (subnotificação), já que muitas pessoas com o coronavírus não procuraram serviços de saúde.

Já o número de óbitos por Covid-19 abrange 24 vítimas, a maioria delas idosas e residentes na capital gaúcha (9). Neste sábado não foram informadas mortes por causa da doença, após uma sexta-feira com a informação oficial de três perdas ocorridas ao longo dos últimos dias – um idoso de 71 anos, outra de 79 e um homem de 52.

Fiscalização

Nos últimos dias, equipes da prefeitura de Porto Alegre têm realizado uma série de vistorias diárias em serviços de alimentação, saúde e de interesse à saúde, a fim de conferir o cumprimento dos decretos municipais para diminuir a disseminação do coronavírus na cidade mais populosa do Estado.

Foram feitas mais de 2 mil inspeções em restaurantes, bares e lanchonetes (modalidades “delivery” e “take away”), shopping centers, centros comerciais, mercados, super e hipermercados, clínicas de vacinas, instituições de longa permanência de idosos e residenciais terapêuticos, salões de beleza, call centers, ferragens, farmácias, drogarias e bancos.

O gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Alex Lamas, ressalta que as ações incluem o atendimento de demandas do telefone 156 e da Ouvidoria da SMS, de denúncias ou queixas da comunidade sobre funcionamento inadequado de estabelecimentos desses setores, além do controle de rotina das equipes.

Atuam nas vistorias equipes da Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador. São seis grupos em ações diárias, com 15 fiscais e técnicos dessas áreas. Algumas operações contaram com a participação de equipes da GM (Guarda Municipal), SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e da Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A prefeitura de Canoas autorizou a reabertura de academias, com uma série de restrições
Morre em São Leopoldo o padre jesuíta que comandou a Unisinos durante quase 20 anos
https://www.osul.com.br/aumenta-para-854-o-numero-de-casos-confirmados-de-coronavirus-no-rio-grande-do-sul/ Com 854 casos confirmados, o Rio Grande do Sul já tem quase 100 municípios no mapa do coronavírus 2020-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar