Domingo, 03 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2026
Mais de duas mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas. (Foto: Defesa Civil-PE)
Foto: Defesa Civil-PEMorreu a menina de um ano e seis meses que foi resgatada de um desabamento em Recife (PE). A morte de Maria Helena Barbosa foi confirmada neste sábado (2). O deslizamento atingiu, na manhã da sexta-feira (1º), a casa onde ela morava com os pais e o irmão mais velho. Jaqueline Soares da Silva, de 24 anos, e Riquelmy, de 6 anos, mãe e irmão da bebê, também morreram.
Com a morte de Maria Helena, subiu para cinco o número de óbitos causados por acidentes relacionados às chuvas em Pernambuco. Em Olinda, uma jovem de 20 anos, e o filho dela, um bebê de 6 meses, foram encontrados mortos após serem soterrados em outro deslizamento de terra, no bairro do Passarinho.
As fortes chuvas que atingiram o Estado de Pernambuco, entre esta sexta-feira (1º) e este sábado (2), já obrigaram mais de 2 mil pessoas a deixarem suas casas. Segundo levantamento da Defesa Civil, o número já chega a 2.190 afetados, sendo 1.096 desabrigados e 1.094 desalojados.
O governo federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), já reconheceu a situação de emergência e mobilizou equipes da Defesa Civil Nacional para dar suporte técnico à região atingidas pelos temporais.
A pasta informou que, além de Pernambuco, o governo vai apoiar o estado da Paraíba, que também tem sofrido com os temporais nas últimas 48 horas. Em períodos de chuva forte, os órgãos de defesa civil orientam a evitar áreas de risco como encostas, barreiras, margens de rios ou locais com histórico de deslizamentos. Assim como regiões alagadas, que não devem ser atravessadas a pé ou de carro.
Em situações de risco, deve-se procurar abrigo seguro fora das áreas comprometidas ou buscar abrigo indicado pela Defesa Civil do município.
Durante as tempestades com relâmpagos, áreas abertas devem ser evitadas.
A população também pode solicitar ajuda por meio dos seguintes telefones úteis:
– Defesa Civil: 199
– Bombeiro Militar: 193
– SAMU: 192
– Polícia Militar: 190
Os bombeiros seguem nas áreas de atuação para prestar apoio e pedem para que, em situações de risco, a população busque locais seguros, evite áreas alagadas ou com sinais de deslizamento e siga as orientações dos órgãos oficiais. Diante da grave situação, as áreas receberam diversos suprimentos como colchões, lençóis, kits de limpeza e higiene. A Defesa Civil segue o monitoramento nas regiões mais afetadas. (Com informações dos portais Agência Brasil, CNN Brasil e g1)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!