Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Autora gaúcha premiada na Suíça busca editora para publicação de livro físico

Compartilhe esta notícia:

Milena Farias foi reconhecida no VIII Prêmio Talentos Helvéticos-brasileiros pela obra "A ansiedade é uma companheira cruel".

Foto: Divulgação

A realização do sonho de Milena Farias, de 25 anos, teve início no último 15 de janeiro, quando ela foi surpreendida por um e-mail da Editora suíço-brasileira Helvetia Éditions comunicando que era umas das vencedoras do VIII Prêmio Talentos Helvéticos-brasileiros. O livro de poemas “A ansiedade é uma companheira cruel”, publicado online de forma independente, foi a obra responsável pelo reconhecimento da jovem, que mora em Morro Reuter, na Serra Gaúcha.

A premiação, realizada no último dia 6, em Genebra, na Suíça, representou não só a primeira viagem internacional de Milena, mas também o começo de sua realização profissional. A obra premiada, inclusive, é um reflexo de uma fase psicologicamente difícil enfrentada por Milena no ano passado, em decorrência não só de crises familiares e pessoais, mas também de uma frustração profissional – por, até então, não ter conseguido ser reconhecida como escritora.

“Eu brinquei com todo mundo que, se eu precisava de um sinal para seguir perseguindo esse sonho, eu de fato tive. Foi muito bom ter um reconhecimento depois de tantos anos nesse nicho, tentando conseguir uma relevância”, compartilhou Milena, que começou a escrever textos literários no Ensino Fundamental e, desde 2017, busca fazer da escrita a sua profissão.

Para a escritora gaúcha, que atualmente é estudante de Marketing, a participação no prêmio e no Salão do Livro de Genebra, realizado de 6 a 10 de março, foi um divisor de águas. “Muita gente descobriu que eu existo agora”, brincou. A viagem também foi uma oportunidade para Milena conhecer uma de suas grandes inspirações: Carla Madeira, a escritora com mais livros vendidos no Brasil em 2023. 

“Ela conversou comigo, quis ouvir a minha história. Foi uma troca muito importante, porque ela me contou um pouco da própria trajetória”, explicou. De acordo com Milena, Carla foi, ela mesma, a responsável pela edição do seu primeiro livro publicado, “Tudo é Rio”, em 2014. “A partir disso, eu senti mais confiança para ir atrás de publicar de forma independente”, afirmou.

Próximos passos

Com o reconhecimento crescendo em território nacional e internacional, Milena pretende melhorar o seu alcance nas redes sociais (Instagram e Tiktok) e publicar edições físicas das suas obras: Aquilo que eu nunca falei (2019), Desperta-me (2021) e A ansiedade é uma companheira cruel (2023). Além disso, a jovem escritora gaúcha também pretende lançar outras duas obras, um romance, que já foi iniciado, e um livro de poesias.

“O próximo provavelmente vai ser um livro relacionado ao da Ansiedade, como se fosse a ‘cura das dores’ ou a ‘resolução’ de ambos os livros”, explicou, se referindo ao “Aquilo que eu nunca falei” e ao “A ansiedade é uma companheira cruel”. Para explicar essa relação entre as obras, Milena conta que este último é um livro “bem real e dedo na ferida”. “Eu quis colocar a palavra ‘ansiedade’ no título porque ela gera um incômodo”, pontuou. Já o “Aquilo que eu nunca falei” fala sobre ela se sentir atrasada na vida, sem ter realizado um sonho. “Agora eu meio que me sinto em uma parte do depois, porque eu realizei uma parte do sonho e eu também estou muito melhor da ansiedade, então é sobre eu não ter desistido”, compartilhou.

Apesar de ter começado a conquistar o merecido espaço no mundo literário, Milena ainda tem um sonho, que não depende só dela. Ela está em busca de uma editora para fazer a publicação física das suas obras, para que sejam distribuídas pelo Brasil inteiro e atinjam, assim, ainda mais leitores. “Sempre foi meu sonho ser publicada, ter lançamentos e ver meu livro nas livrarias. Agora eu vou perseguir isso ainda com mais afinco”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Nova diretoria do Sindicato da Polícia Penal toma posse no Plenário da Assembleia Legislativa
South Summit Brazil encerra terceira edição em Porto Alegre e consolida seu crescimento no ecossistema de inovação global
https://www.osul.com.br/autora-gaucha-premiada-na-suica-busca-editora/ Autora gaúcha premiada na Suíça busca editora para publicação de livro físico 2024-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar