Segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

TV Autora pede desculpas por racismo reverso em novela

Compartilhe esta notícia:

Cena protagonizada por Michel Gomes e Gabriela Medvedovski em 'Nos Tempos do Imperador' gerou polêmica. (Foto: Divulgação)

Uma cena da novela “Nos Tempos do Imperador”, da Globo, está gerando polêmica nas redes sociais e Thereza Falcão, que divide a autoria da trama com Alessandro Marson, quis se retratar. Na cena exibida no último sábado, 21, o personagem Jorge/Samuel (Michel Gomes) fica irritado após Pilar (Gabriela Medvedovski) não ser aceita como moradora da Pequena África, um refúgio dos negros que conquistaram a liberdade. “Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como que queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?”, declarou o jovem na cena.

Nas redes sociais, muitos telespectadores comentaram que o diálogo exibido na trama representa um racismo reverso. O apresentador AD Junior foi um dos que pronunciou sobre o assunto nas redes sociais.

“Mas gente quem pensou essa cena? São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão. Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. Sem poder. Os brancos poderiam morar até lá no centro da Pequena África se quisessem. Eles são e eram donos de tudo… pessoas negras viviam em regime de exceção. Um homem preto sentado num banco de uma praça com uma mulher branca, seria um ET que está visitando a sua namorada em Marte”, escreveu em um post no Instagram. “O conceito de direitos igualitários nem se discutia do ponto da humanidade. Entenda: negros não eram seres humanos. A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total”, acrescentou.

“Inacreditável”, comentou a atriz Fabíula Nascimento. “Gente, realmente fica difícil”, escreveu a influenciadora digital Tia Má.

Em meio à repercussão negativa, a autora de “Nos Tempos do Imperador” também deixou um comentário na publicação de AD Junior. “Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: ‘O que foi isso?’ Todos os capítulos que vão ao ar até o dia 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019. Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes [estudioso das culturas africanas]. Hoje, assisto à muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse”, postou Thereza.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de TV

Mitos e verdades: veja o que os bebês realmente escutam dentro da barriga
Novas pesquisas buscaram precisar o tempo dos treinos rápidos e de alta potência eficazes para qualquer pessoa
Deixe seu comentário
Pode te interessar