Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Autoridade Palestina prende mais de 100 membros do Hamas na Cisjordânia

Compartilhe esta notícia:

Homens palestinos marcham com suas armas no funeral de Mohammed Sami al-Ksbeh. (Foto: Majdi Mohammed/AP)

As forças de segurança palestinas prenderam mais de 100 membros do Hamas em operações realizadas durante a noite de quinta-feira na Cisjordânia, informaram autoridades nesta sexta-feira. A ação, a maior no local desde 2007, teve o objetivo de frear ataques e impedir simpatizantes do grupo islâmico de “semear o caos” na região, mas não foram apresentadas denúncias específicas.

“Estamos prendendo esses homens para interrogatório ou para julgá-los com base em evidências de que estão ameaçando a estabilidade e segurança interna palestinas e tentando arrastar a região a um confronto militar”, disse Adnan Al-Dmairi, o porta-voz de segurança para a Autoridade Nacional Palestina.

Em resposta, o Hamas acusou as forças palestinas de trabalharem para Israel e ressaltou que os ataques contra israelenses na Cisjordânia vão continuar. Segundo o grupo, 108 membros foram detidos na ação da quinta-feira.

“Ações realizada por estes serviços não vão quebrar o movimento e não vão enfraquecer a resistência. Exigimos a libertação imediata dos presos e alertamos sobre as consequências dessas medidas”, disse o porta-voz do grupo, Abu Zuhri.

O grupo islâmico controla a Faixa de Gaza e rivaliza com o Fatah, movimento liderado pelo presidente Mahmoud Abbas e que é dominante na Cisjordânia. Apesar de Abbas ter se reconciliado formalmente com o Hamas no ano passado para formar um governo de união, ainda existe desconfiança entre os dois lados.

Tensões elevadas

No mais recente de uma série de incidentes fatais na Cisjordânia nas últimas semanas, com baixas em ambos os lados, um militar de Israel matou a tiros um palestino perto de um posto de controle na Cisjordânia. Uma testemunha palestina e uma porta-voz militar israelense disseram que o jovem estava atirando pedras contra um veículo do Exército perto de Qalandiya, entre Jerusalém e a cidade de Ramallah.

A testemunha disse que o veículo do Exército parou e soldados saíram e atiraram contra o jovem. O rapaz foi identificado como Mohammed Sami al-Ksbeh, 17 anos. O funcionário do hospital onde ele foi levado disse que Ksbeh tinha sido baleado na cabeça e no peito.

Suposto apoio ao Estado Islâmico

Nesta sexta-feira, um general israelense acusou membros do Hamas de fornecerem apoio a jihadistas do Estado Islâmico na península do Sinai, onde nos últimos dias o Exército egípcio entrou em confronto com insurgentes. Segundo Yoav Mordechai, a ala militar do Hamas está envolvida no treinamento de extremistas do EI e transportando terroristas do Sinai para receberem tratamento em Gaza. Além disso, auxiliando o grupo com armamentos.

Ainda não está claro como os militantes teriam ido para Gaza, já que forças egípcias controlam a fronteira, mas acredita-se que existam túneis entre os dois lados que o Egito ainda não encontrou e destruiu. O Hamas informou que as acusações contra Mordechai foram uma tentativa de danificar suas relações com Cairo e negou qualquer envolvimento no Egito.

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Museu Getúlio Vargas é entregue à comunidade de São Borja
“Acordo nuclear está mais perto do que nunca”, diz chanceler do Irã
https://www.osul.com.br/autoridade-palestina-prende-mais-de-100-membros-do-hamas-na-cisjordania/ Autoridade Palestina prende mais de 100 membros do Hamas na Cisjordânia 2015-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar