Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Museu Getúlio Vargas é entregue à comunidade de São Borja

Compartilhe esta notícia:

Governador José Ivo Sartori participou da solenidade de restauração e ampliação do edifício (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

O governador José Ivo Sartori participou da cerimônia de entrega das obras de restauração e ampliação do Museu Getúlio Vargas à comunidade de São Borja nesta sexta-feira. Durante a homenagem aos familiares do ex-presidente, representados por Getúlio Vargas Neto e pelo sobrinho-neto Viriato Vargasnio, Sartori afirmou que a cultura é um patrimônio que supera o tempo e lembrou do legado de Getúlio, conhecido como “Pai dos Pobres”. “Só quem preserva o passado consegue vislumbrar o futuro”, enfatizou.

A faixa de reinauguração da casa foi descerrada pelo governador, ao lado do prefeito de São Borja, Antônio Carlos Rocha Almeida (PDT), e o vice-presidente da AES Brasil, Sidney Simonaggio. Acompanhado da secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, dos secretários da Cultura, Victor Hugo, e da Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do  presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum (PMDB), Sartori visitou as novas instalações do museu e assistiu a encenações sobre vida de Getúlio.

Revitalização

A revitalização do Museu Getúlio Vargas de São Borja, tombado em 1994 como patrimônio cultural do Estado, durou 18 meses e recebeu investimento de 2,5  milhões de reais. O projeto de restauração e ampliação teve patrocínio da AES Sul, por meio de financiamento do Pró-Cultura RS (LIC – Lei de Incentivo à Cultura), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. “Além de entregar energia na casa das pessoas, a AES Sul quer participar da vida e do desenvolvimento das comunidades onde atua”, disse Simonaggio.

O secretário Victor Hugo ressaltou a importância da LIC para que projetos como este possam se tornar realidade. O Museu Getúlio Vargas, fundado em 17 de fevereiro de 1982, foi reaberto como um moderno espaço para visitação pública, onde é possível visualizar uma síntese da trajetória de Vargas. O casarão foi construído em 1910 e repassado ao município em 1982.

Obras

Foram recuperados pisos, forros, rebocos, pintura e ferragens de fechamento das esquadrias (como cremonas e trincos) da parte interna e instalados aparelhos de ar condicionado, sensores e câmeras de monitoramento. O local ganhou também mobiliário novo para exposição do acervo. A restauração do telhado foi concluída com a colocação de telhas francesas em substituição às antigas e à cobertura de zinco. Além disso, foi afixada uma subcobertura.

O planejamento e a gestão do projeto cultural são da Lahtu Sensu Administração Cultural e da Cida Cultural. Nos fundos do terreno, foi construída  uma nova edificação, de cerca de 230 metros quadrados. O prédio, de dois andares, abrigará a reserva técnica e salas de pesquisa, higienização, restauração e manutenção das peças expostas no museu.

Acervo

O acervo é composto por material fotográfico e de campanha, documentos, mobiliário, louças, objetos pessoais, máscara mortuária, livros e indumentárias que pertenceram a Getúlio Vargas. Percorrendo os diversos ambientes da casa onde Getúlio viveu entre 1911 e 1923, é possível traçar um panorama cronológico da vida dele.

03portalGV

Espaço é importante referência cultural no RS. (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

O historiador e curador do acervo, Diorge Alceno Konrad, destacou que o visitante poderá encontrar fotos raras e inéditas do Departamento de Imprensa e Propaganda no período do governo Vargas – o que se constitui em  importante fonte de pesquisa.

Depois da solenidade de reinauguração, o governador e a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, embarcaram em um  Ford modelo 1929 e percorreram o corredor histórico e cultural de São Borja, que liga o Museu Getúlio Vargas ao Memorial Casa João Goulart – também visitado por Sartori e a secretária Maria Helena. (Palácio Piratini)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Bolsa brasileira fecha em queda com tombo de mais de 4% da Petrobras
Autoridade Palestina prende mais de 100 membros do Hamas na Cisjordânia
https://www.osul.com.br/museu-getulio-vargas-e-entregue-a-comunidade-de-sao-borja-2/ Museu Getúlio Vargas é entregue à comunidade de São Borja 2015-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar