Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Autoridades do Brasil e Uruguai assinam acordo para o controle do coronavírus na fronteira

Compartilhe esta notícia:

Professor de universidade pública desenvolve máquina. (Foto: NIAID/Divulgação)

O acordo entre o Brasil e o Uruguai para enfrentamento da pandemia de coronavírus foi debatido por delegações dos dois países, em videoconferência, na sexta-feira (26). As ações previstas fazem parte do plano sanitário e epidemiológico na área de abrangência da fronteira entre os municípios de Santana do Livramento e Rivera, apresentado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Esta é a segunda reunião extraordinária on-line do subcomitê de cooperação de saúde entre os dois países. Entre as ações apontadas no encontro está a ampliação dos testes de diagnóstico da Covid-19 na região, com a realização de exames RT-PCR com apoio do Instituto Pasteur do Uruguai.

O diretor de Auditoria da SES, Bruno Naundorf, disse que “esse acordo permite ações conjuntas com a possibilidade de compartilhamento das informações e da situação epidemiológica nos dois lados da fronteira”. Medidas do modelo de distanciamento controlado estabelecido pelo Governo do Estado serão adotadas pelos dois países, além das portarias que a SES publicou contendo protocolos de prevenção pelos estabelecimentos comerciais.

Outro ponto importante será a padronização da forma de encaminhamento dos casos suspeitos e confirmados. “A confirmação deverá ser feita mediante avaliação médica, por exames laboratoriais e, principalmente, com a comunicação desses casos às autoridades de saúde locais”, afirmou Naundorf.

A videoconferência contou com a presença de embaixadores, epidemiologistas e autoridades locais dos dois países e também da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e da secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Mélia Lemos, ambas integrantes da delegação brasileira. Pela delegação uruguaia, participaram o ministro Daniel Salinas e a diretora de coordenação do Ministério da Saúde Pública, Karina Rando.

Uruguai recebe apoio do Banco Mundial

O Banco Mundial (BM) aprovou um empréstimo de 400 milhões de dólares para o Uruguai com o objetivo de ajudar o país a enfrentar os impactos da pandemia do novo coronavírus, informou a entidade.

“Nos momentos em que os recursos públicos são destinados a cobrir os custos da atual pandemia da COVID-19, o apoio do Banco Mundial permitirá ao Uruguai sustentar políticas que protejam as famílias, trabalhadores e empresas mais afetadas pelo impacto econômico e social” da crise da saúde, afirmou a instituição. O empréstimo é reembolsável em 12 anos e possui um período de carência de 4 anos.

Segundo o texto, o Banco Mundial visa apoiar “programas sociais”, como cestas de alimentos, e “ações voltadas à proteção dos trabalhadores em setores de alto impacto”. Também apoia medidas temporárias destinadas a melhorar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas.

“O Uruguai está comprometido em reduzir o impacto da pandemia e reativar sua economia e do Banco Mundial acompanhamos essas iniciativas”, disse Jordan Schwartz, diretor do Banco Mundial para o Cone Sul, citado no comunicado.

Também para enfrentar os impactos do coronavírus, entre outros objetivos, o Uruguai lançou uma emissão de títulos por cerca de 2 bilhões de dólares na quarta-feira “na taxa mais baixa da sua história”, segundo o governo, que considerou o sucesso do operação como reconhecimento do manejo da epidemia.

A Ministra da Economia, Azucena Arbeleche, indicou que 1,5 bilhão de dólares corresponde a dinheiro, dos quais o equivalente a 1,1 bilhão de dólares são em moeda nacional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com o cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude, Gramado não sediará neste ano e etapa regional da competição
Uma pesquisa científica constatou a presença do coronavírus em esgotos da Região Metropolitana de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/autoridades-do-brasil-e-uruguai-assinam-acordo-para-o-controle-do-coronavirus-na-fronteira/ Autoridades do Brasil e Uruguai assinam acordo para o controle do coronavírus na fronteira 2020-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar