Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Avião dos Estados Unidos que normalmente leva 100 pessoas decolou do Afeganistão com 640 a bordo

Compartilhe esta notícia:

Estimativa inicial de 640 afegãos omitiu crianças a bordo. Aeronave pousou em segurança no Qatar. (Foto: Divulgação/Defense One)

Com centenas de pessoas tentando fugir desesperadamente do Afeganistão, em cenas dramáticas no aeroporto internacional de Cabul, horas depois de o Talibã assumir o controle do governo, uma aeronave militar americana transportou no domingo, em segurança, 640 pessoas a bordo para o Qatar.

O cargueiro C-17 carrega, em situações normais, cerca de 100 passageiros. Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, é um dos maiores números de pessoas já transportadas por este tipo de aeronave. O caso do avião, porém, foi uma exceção, já que na segunda-feira (16) os afegãos foram impedidos de entrar em voos americanos no aeroporto da capital afegã.

De acordo com relatos publicados pela imprensa dos EUA, o C-17 Globemaster III operado pela Força Aérea dos EUA estava prestes a decolar rumo à base de al-Udeid, no Qatar, com alguns passageiros selecionados pelos americanos, na noite de domingo (15).

Contudo, a aeronave foi invadida, e centenas de pessoas se amontoaram no chão. Segundo o site Defense One, citando fontes do Departamento de Defesa, a tripulação “tomou a decisão de partir”, e cerca de 640 pessoas desembarcaram no destino final, em segurança. Inicialmente, falava-se em até 800 passageiros.

O Pentágono não se aprofundou sobre a operação, tampouco declarou se outras aeronaves decolaram com tamanho número de passageiros — em 2013, um outro C-17 transportou 670 pessoas que escapavam de um tufão nas Filipinas, também realizando o voo em segurança.

No fim de semana, correram o mundo as imagens de cidadãos tentando desesperadamente deixar o Afeganistão pelo aeroporto de Cabul. Moradores da cidade agarraram-se a ao avião militar americano prestes a decolar, na tentativa de fugir do país.

Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento em que o avião de transporte C-17, da Força Aérea dos Estados Unidos, começa a transitar na pista do aeroporto, cercado por centenas de afegãos.

Desesperados, dezenas deles tentam se pendurar nas rodas, asas e outras partes da aeronave. Alguns conseguem sentar em uma parte próxima à porta.

A cena é o símbolo máximo da agonia dos cidadãos locais na busca pela fuga, após o Talibã reassumir o poder do país no último domingo.

A imensa quantidade de pessoas no aeroporto de Cabul terminou em confusão, com disparos registrados por testemunhas. Segundo o veículo norte-americano “The Wall Street Journal”, três pessoas foram alvejadas e morreram.

Uma segunda informação, levantada pela Agência Reuters com testemunhas, aponta que foram cinco os mortos no tumulto.

Até hoje, o “recorde” de passageiros em um avião de resgate pertence à empresa israelense El Al, que em 1991 levou 1.088 pessoas a bordo de um Boeing 747-200 durante a Operação Salomão, que transportou milhares de judeus etíopes para Israel.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Entenda o que está acontecendo no Afeganistão após a tomada de poder pelo Talibã
França passa a exigir certificado sanitário em lojas e shoppings
https://www.osul.com.br/aviao-dos-estados-unidos-que-normalmente-leva-100-pessoas-decolou-com-640-a-bordo/ Avião dos Estados Unidos que normalmente leva 100 pessoas decolou do Afeganistão com 640 a bordo 2021-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar