Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Avião militar dos Estados Unidos cai no Ártico norueguês

Compartilhe esta notícia:

Uma equipe de resgate foi acionada e busca por sobreviventes, mas informa que as condições meteorológicas são pouco favoráveis.

Foto: Divulgação
Uma equipe de resgate foi acionada e busca por sobreviventes, mas informa que as condições meteorológicas são pouco favoráveis. (Foto: Divulgação)

Um avião militar dos Estados Unidos, com quatro pessoas a bordo, caiu no norte da Noruega, informaram as autoridades do país escandinavo. O avião US OSPREY “foi declarado desaparecido às 08h26min (14h26min no horário de Brasília)”, segundo comunicado os Serviços de Resgate (HRS) da Noruega.

O jornal local “Nordlys”, reportou que a aeronave seria do modelo V-22 Osprey e teria desaparecido a poucos quilômetros ao Sul de Bodø, cidade a 1 mil km de Oslo.

O jornal “Ranablad” reportou que uma equipe de resgate foi acionada e busca por sobreviventes, mas informa que as condições meteorológicas são pouco favoráveis.

Exercícios da Otan

Soldados dos EUA e das outras nações que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começaram a fazer grandes exercícios militares na segunda-feira (14), na Noruega.

Planejado há tempos, o exercício “Cold Response 2022” reuniu 30 mil militares e visa testar a capacidade do país de receber reforços externos em caso de agressão a um terceiro país (o artigo 5 da Otan prevê uma resposta militar a uma agressão a qualquer um dos países que fazem parte da aliança).

Os exercícios, no entanto, ocorrem em um contexto de crise entre os países ocidentais e a Rússia após a invasão da Ucrânia.

“Não é uma operação militar com uma finalidade ofensiva”, disse ele, em entrevista à emissora TV2. Organizadas a cada dois anos, essas manobras marítimas, aéreas, anfíbias e terrestres são realizadas em grandes áreas do território norueguês, inclusive além do Círculo Polar Ártico.

A Rússia recusou o convite para enviar observadores.

“O reforço das capacidades militares da Otan perto das fronteiras da Rússia não contribui para reforçar a segurança da região”, disse sua embaixada em Oslo na semana passada.

Os russos “mobilizaram as capacidades de acompanhamento de forma totalmente legítima” das manobras e “espero, realmente, que respeitem os acordos em vigor”, afirmou o general Odlo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Licitação da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, terá prioridade no primeiro semestre deste ano
Rio Grande do Sul tem sua primeira morte por dengue neste ano. Caso ocorreu no Interior do Estado
https://www.osul.com.br/aviao-militar-dos-estados-unidos-cai-no-artico-noruegues/ Avião militar dos Estados Unidos cai no Ártico norueguês 2022-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar