Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Balanço Social 2015 é lançado na Fepagro

Compartilhe esta notícia:

Fotos: Rafela de Felippe

Fepagro balanço social 2

A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) lançou, nesta segunda-feira (30), o Balanço Social 2015, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. O evento ocorreu no auditório da Fundação, em Porto Alegre, e contou com servidores, produtores rurais, bolsistas, estagiários, representantes da Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de outras entidades. Houve exposição de amostras de tecnologias desenvolvidas pela Fepagro, como feijão Fepagro Triunfo e feijão Fepagro Garapiá, entre outras.

O primeiro balanço social da Fepagro apresenta à sociedade, em números e informações, a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. “Demonstra o compromisso e a responsabilidade da instituição com o povo gaúcho e representa uma prestação de contas sobre as ações realizadas”, explicou o diretor-presidente Adoralvo Schio.

O produtor rural do município de Cerro Branco, Tarciso Cereta, planta feijão há mais de 40 anos e é um multiplicador de sementes de feijão Fepagro Triunfo desde 2015. “Como plantador de feijão há décadas, nunca vi nada igual a esse Triunfo. Ele tem um vigor, vem com muita força, tem um desenvolvimento maior do que outros tipos. E a colheita é rápida. Em 90 dias, estava todo colhido”.

Dono de terras em Guaíba e Lavras do Sul, onde cria gado da raça Braford, o produtor Valdo Vieira também deu seu depoimento.  Há 16 anos, ele aplica a pesquisa desenvolvida na Fepagro Saúde Animal/IPVDF – “Epidemiologia e controle do carrapato em bovinos”. Ele usa essa informação em seu manejo sanitário, usufruindo da aplicação prática de um resultado de pesquisa direcionada a uma demanda da cadeia produtiva da bovinocultura. Segundo Vieira, o trabalho desenvolvido pela Fepagro é fundamental para reduzir os custos do produtor. “Penso que essa e outras pesquisas devem ser mais divulgadas, para que outros produtores possam ter acesso aos benefícios gerados por elas”.

O diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira, saudou a presença de todos, especialmente dos produtores rurais. “É gratificante saber que eles fazem uso e sentem o resultado da pesquisa agropecuária”. Ele ressaltou que a pesquisa é estratégica para o desenvolvimento contínuo do Rio Grande do Sul e que o balanço é uma prestação de contas para a sociedade gaúcha. “É uma avaliação, valorização e busca constante de melhorias do nosso trabalho”.

O diretor administrativo da Fundação, Antonio Cesar Losso, disse que a Fepagro vem demonstrando que tem condições de continuar a fazer muito bem o seu trabalho de pesquisa para o Estado.

O secretário Polo parabenizou o balanço pioneiro e destacou que a publicação foi lançada agora, mas que seu conteúdo é o reflexo de décadas de trabalho realizado pela Fepagro. “Uma instituição que presta serviço não só à sociedade gaúcha, mas também a outros estados do Brasil”. Conforme Polo, é importante unir forças, somar ações para entregar à sociedade o melhor trabalho. “Isso nos fortalece e nos faz cumprir nossa missão junto à população”.

O evento contou ainda com a presença do diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Lino Moura; do presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto; do secretário adjunto do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Iberê Orsi, entre outros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Custo de produção do arroz teve alta de 17,8% na última safra
Competitividade deve marcar classificatória ao Freio de Ouro em Vacaria
https://www.osul.com.br/balanco-social-2015-e-lancado-na-fepagro/ Balanço Social 2015 é lançado na Fepagro 2016-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar