Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Balneabilidade: Rio Grande do Sul conta com oito pontos impróprios para banho

Compartilhe esta notícia:

Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro

Foto: Divulgação/Fepam
Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro. (Foto: Divulgação/Fepam)

O sétimo boletim do Programa Balneabilidade aponta que oito dos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul estão impróprios para banho. Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro de 2026. Além dos seis locais considerados impróprios pelo Boletim 6, somam-se à lista o Balneário Passo do Verde, em Santa Maria, e a Praia do Pinvest, em Tapes.

O ponto de coleta da Lagoa Peixoto, em Osório, apresentou alto índice de cianobactérias (218.471 células/ml — o limite é 50.000), o que indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes). Além do local estar impróprio ao banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Aphanizomenon sp.; Microcystis sp.; Aphanocapsa sp.) são potenciais produtores de toxinas, e a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.

Este ano, passaram a receber coleta e análise a Lagoa Rondinha, no município de Balneário Pinhal; o Parque Náutico, em Capão da Canoa; e o Balneário Klérfim Cardoso, na cidade de Piratini. O Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, é executado pela Fepam, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Locais impróprios para banho 

* Cerrito — Balneário Cerrito – Rio Piratini;
* Cristal — Balneário do Rio Camaquã;
* Osório — Lagoa do Peixoto;
* Pedro Osório — Balneário Pedro Osório – Rio Piratini;
* Pelotas — Valverde – Trapiche;
* Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini;
* Santa Maria — Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí;
* Tapes — Praia do Pinvest.

O programa monitora 96 pontos de praias e balneários de 45 municípios do Rio Grande do Sul. A divulgação dos resultados acontece sempre às sextas-feiras, no site e nas redes sociais da Fepam, nas placas fixadas em praias e balneários nos locais de divulgação e no webaplicativo do Balneabilidade. Os boletins serão divulgados até 27 de fevereiro. O projeto é realizado anualmente pela Fepam desde 1979, integrando a Operação Verão Total, desenvolvida pelo governo do Estado do RS.

Classificação das águas

Para a classificação das águas como próprias ou impróprias para banho, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas; Tapes; na Lagoa do Peixoto, em Osório; na Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul; na Praia da Picada, em Barra do Ribeiro; e em Arambaré também são consideradas as cianobactérias.

O resultado de cada boletim está condicionado a cinco semanas anteriores de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vacinação de gestantes contra bronquiolite está abaixo do esperado no Rio Grande do Sul
Enoturismo no Rio Grande do Sul cresce quase 60% e amplia alcance nacional em 2025
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x