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Geral Banco Central adia segunda etapa do open banking para agosto. Sistema de compartilhamento de dados permite a clientes acesso a melhores taxas e juros

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A nova data está marcada para o dia 13 de agosto. (Foto: DepositPhotos)

O BC (Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (14) o adiamento do início da segunda fase do open banking, que estava prevista para começar nesta quinta-feira (15). A nova data está marcada para o dia 13 de agosto.

O open banking é um sistema de compartilhamento de dados, informações e serviços financeiros pelos clientes bancários em plataformas de tecnologia (somente mediante sua autorização), para que possam ter acesso a melhores taxas, prazos e serviços financeiros.

A segunda fase do programa envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento.

O open banking é uma das apostas do BC para reduzir as taxas de juros e possibilitar uma melhor oferta de produtos financeiros nos próximos anos, por meio de uma maior competição entre o sistema financeiro, incluindo as fintechs (pequenas empresas de tecnologia que atuam no setor financeiro e oferecem, por exemplo, contas digitais e crédito pela internet).

Segundo nota divulgada pelo Banco Central, o adiamento foi um pedido das instituições financeiras, que ainda estão finalizando os testes para implementação da tecnologia.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

“Atendendo pedido formal da estrutura de governança do Open Banking, dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento. Com isso, está sendo alterado esse início de 15 de julho para 13 de agosto de 2021. O Open Banking é uma medida de longo prazo e prioritária na Agenda BC#, que visa definir as condições para o sistema financeiro do futuro, mediante a criação de novos canais de comunicação e de acesso a serviços financeiros, de forma a garantir uma jornada digital para o consumidor que seja segura, ágil, efetiva e conveniente. Dessa forma, o Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, no caso de maior concorrência, eficiência do sistema financeiro e inclusão financeira da população, permanecendo vigilante no processo de implementação, não economizando esforços para isso.

Primeira fase

A primeira fase do projeto começou em fevereiro deste ano. As instituições financeiras abriram informações básicas, como canais de atendimento e serviços oferecidos.

A terceira fase, segundo o BC, permanece marcada para 30 de agosto. A partir dessa data, será dado início ao serviço de compartilhamento de transações de pagamento entre instituições participantes, bem como ao serviço de encaminhamento de proposta de operação crédito entre instituições financeiras e correspondentes no país.

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