Terça-feira, 07 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Mostly Cloudy

Economia Banco Central coloca em consulta pública proposta para instituições financeiras compartilharem informações de clientes

Segundo o BC, o objetivo é permitir a competição e a inovação na oferta e no desenvolvimento de produtos

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central foram divulgados pela autoridade monetária. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O BC (Banco Central) colocou em consulta pública uma proposta de regulação para autorizar instituições financeiras a compartilharem entre si dados de clientes. A proposta é chamada pela autoridade monetária de Sistema Financeiro Aberto (ou open banking) e vem sendo alvo de estudos para implementação há pelo menos dois anos.

Segundo o BC, o objetivo é permitir a competição e a inovação na oferta e no desenvolvimento de produtos por parte das instituições. Um exemplo dado pelos técnicos é quando o cliente está prestes a entrar no cheque especial em um banco. Uma outra instituição, ao perceber a situação, pode ofertar uma linha de crédito mais barata.

Os ​dados só poderiam ser compartilhados com determinada instituição caso o cliente assim autorizasse e englobar desde informações cadastrais (como nome e CPF) até investimentos e extrato bancário.

Pela proposta, os grandes bancos serão obrigados a entrar no sistema. Já outras empresas, como administradoras de meios de pagamentos e fintechs, podem optar por participar (com a condição de fornecer informações também).

“O open banking tem potencial de modificar a forma como o cidadão vai se relacionar no sistema financeiro e como as instituições vão se relacionar entre si”, diz o diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso. “Esse processo tem potencial de aumentar a competição no sistema financeiro, e vários países estão implementando.”

O BC estima que a regulamentação seja concluída no primeiro semestre de 2020. O cronograma prevê que, cinco meses após o normativo ser publicado, entre em vigor a primeira fase do programa. Nessa etapa, haverá o compartilhamento de dados de produtos e serviços oferecidos pelas instituições.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Manchas de óleo atingem mais de 800 pontos do litoral brasileiro
Preço da carne não voltará ao patamar anterior, diz ministra da Agricultura
Deixe seu comentário
Pode te interessar