Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Banco Central diz que a economia piorou, mas mesmo assim não há espaço para cortar juros no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O BC (Banco Central) avaliou que não há espaço para reduzir a Selic, a taxa básica de juros, apesar da expectativa de crescimento mais baixo da economia. O corte, que está em 14,25% ao ano desde julho de 2015, é uma das principais exigências de partidos e entidades ligadas ao governo que defendem mudanças na política econômica do País.

Na quarta-feira, o diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, afirmou que as expectativas de um desempenho ainda pior das finanças brasileira e mundial contribuirão para a queda da inflação em 2016. Mesmo assim, a instituição considerou que não descuidará de idiossincrasias e particularidades de nossa realidade, como a indexação de preços e a projeção inflacionária ainda alta neste e no próximo ano.

Mendes disse que os dois fatores, somados à inflação elevada neste início de 2016, não deixam espaço para a flexibilização das condições monetárias. O BC reafirmou que a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que estava em 10,71% nos 12 meses fechados em janeiro, cairá até o fim do ano. O objetivo da instituição é deixá-la abaixo do limite de 6,5%, em 2016, e em 4,5%, em 2017.

Sobre a economia, Mendes explicou que houve a abertura do hiato do produto doméstico. Ou seja, as finanças terão desempenho ainda mais baixo que o seu potencial, fator que reduzirá a pressão inflacionária em 2016, segundo o BC. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O horário de verão termina no próximo sábado
Pesquisa investiga se outros fatores associados ao zika causam microcefalia
https://www.osul.com.br/banco-central-diz-que-a-economia-piorou-mas-mesmo-assim-nao-ha-espaco-para-cortar-juros-no-brasil/ Banco Central diz que a economia piorou, mas mesmo assim não há espaço para cortar juros no Brasil 2016-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar