Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Banco Central perde quase 16 bilhões de reais com operações para segurar a cotação do dólar na primeira semana de 2016

Compartilhe esta notícia:

Alta da moeda norte-americana na semana passada motivou prejuízo do Banco Central. (Foto: Bia Fanelli/Folhapress)

O BC (Banco Central) registrou prejuízo de 15,87 bilhões de reais com as operações de intervenção no câmbio conhecidas como “swaps cambiais” (instrumentos que equivalem a venda de moeda estrangeira no mercado futuro), na primeira semana deste ano, de acordo com números divulgados na quarta-feira.

Para atenuar o sobe e desce do dólar no mercado à vista, o BC usa contratos de “swaps cambiais”. De forma geral, a autoridade monetária registra lucro com esses contratos quando a moeda norte-americana cai e perde quando a cotação do dólar sobe. Como a divisa dos Estados Unidos subiu na semana passada, o BC teve perdas com essas operações.

Em 2015, o gasto das ações do BC no câmbio tiveram custo de 89,66 bilhões de reais, sendo a maior perda anual da série histórica, que começa, para anos fechados, em 2003. Até então, o maior prejuízo, em todo um ano, havia sido em 2014 (17,32 bilhões de reais).

No fim de 2015, o dólar estava cotado a 3,95 reais. Na última sexta-feira, a divisa fechou em 4,03 reais. Nesta quarta-feira, porém, a moeda norte-americana já estava em 3,98 reais.

Nos últimos meses do ano passado, o presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou no Congresso que, por outro lado, a alta do dólar valoriza as reservas internacionais. Esse valor, segundo ele, supera as perdas com os “swaps cambiais”. Na primeira semana deste ano, o BC informou que o ganho líquido com a valorização das reservas internacionais brasileiras foi de 35,6 bilhões de reais. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ministro da Fazenda afirma que não é prioridade fazer a correção da tabela do Imposto de Renda em 2016
Vendas do varejo surpreendem em novembro com alta de 1,5%
https://www.osul.com.br/banco-central-perde-quase-16-bilhoes-de-reais-com-operacoes-de-intervencao-no-cambio-na-primeira-semana-de-2016/ Banco Central perde quase 16 bilhões de reais com operações para segurar a cotação do dólar na primeira semana de 2016 2016-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar