Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Vendas do varejo surpreendem em novembro com alta de 1,5%

Compartilhe esta notícia:

Presidente já havia implantado política de barateamento de produtos da linha branca no seu segundo mandato em 2009 (Foto: Felipe O'Neil/AD)

Apesar dos efeitos da crise sobre a economia, o desempenho do comércio varejista surpreendeu em novembro pelo segundo mês seguido. As vendas do setor cresceram 1,5% na passagem de outubro para novembro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quarta-feira.

Quando comparadas com o mesmo mês de 2014, as vendas do comércio recuaram 7,8%, a oitava taxa negativa consecutiva neste tipo de comparação e a mais acentuada desde março de 2003 (-11,4%). O resultado é bem melhor que a estimativa de economistas consultados pela agência internacional Bloomberg. O centro (mediana) das previsões era de queda de 0,8% em novembro frente a outubro e de 9% ante novembro de 2014.

O avanço surpreendeu em um momento em que as famílias brasileiras estão reduzindo o consumo para compensar a queda na renda, a piora do emprego e preços mais salgados. Isso tem afetado as vendas dos mais diferentes ramos do comércio.

Segundo Isabella Nunes, gerente de Serviços e Comércio do IBGE, as vendas em novembro foram melhores do que outubro graças aos eventos de preços promocionais, como a Black Friday. “Promoções do mês de novembro vêm aumentando e estimulando sobretudo as vendas de bens duráveis, como eletrodomésticos. O consumidor compra em novembro para antecipar as compras de fim de ano.”

Destaque do mês, o ramo de móveis e eletrodomésticos teve avanço de 6,9% frente a outubro. Na comparação com o mesmo período de 2014, porém, o setor ainda encolhe 14,7%, afetado pela menor oferta de crédito no País. (Folhapress)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Banco Central perde quase 16 bilhões de reais com operações para segurar a cotação do dólar na primeira semana de 2016
Mais de 1 bilhão de dólares deixaram a economia brasileira em apenas cinco dias na primeira semana do ano
https://www.osul.com.br/vendas-do-varejo-surpreendem-em-novembro-com-alta-de-15/ Vendas do varejo surpreendem em novembro com alta de 1,5% 2016-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar