Sábado, 13 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de dezembro de 2025
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realiza neste sábado (6) mais uma edição de sua campanha para arrecadação de itens não perecíveis, para amenizar a fome de famílias em situação de vulnerabilidade social. Equipes de voluntários com jaleco e crachá estarão em frente a supermercados de 19 cidades gaúchas.
Na lista de donativos estão arroz, feijão, leite, óleo, farinha, macarrão e enlatados, por exemplo. Também é possível colaborar por meio do site doealimentos.com.br.
É o “Super Sábado Solidário”, com mobilização em Porto Alegre, Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Estância Velha, Guaíba, Imbé, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São José do Norte, Sapiranga, Torres, Tramandaí e Viamão.
Já em Canoas, Capão da Canoa, Esteio, Pelotas, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul a ação será realizada no sábado seguinte (13).
Com abrangência estadual e sem fins lucrativos, a instituição tem por finalidade de ampliar e padronizar a coleta, armazenamento e distribuição qualificada, bem como o gerenciamento de desperdícios. Desde o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, criado em Porto Alegre no ano 2000, a organização já entregou mais de 100 milhões de quilos de alimentos a um total de mil entidades atendidas mensalmente, como escolinhas, lares de idosos e associações comunitárias.
Dentre os voluntários estão escoteiros, universitários e integrantes de clubes como Lions e Rotary, identificados pelo jaleco do Banco de Alimentos. As campanhas contam, ainda, com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) e Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto).
“O sofrimento de milhares de pessoas que enfrentam uma realidade marcada pela miséria não pode ser ignorado”, ressaltam os organizadores. “É preciso intensificar o combate a essa situação, pois a fome é um fator de limitação em vários aspectos, a começar pela própria saúde.”
Em Porto Alegre
– Supermercado Asun da avenida Plínio Brasil Milano nº 1.609 (Higienópolis).
– Supermercado Asun rua República nº 500 (Cidade Baixa).
– Supermercado Asun rua Jacinto Osório nº 126 (Santana).
– Supermercado Big Cristal avenida Diário de Notícias nº 500 (Barrashopping Sul, no Cristal).
– Supermercado Carrefour avenida Plínio Brasil Milano nº 2.343 (Passo D’Areia).
– Supermercado Carrefour rua Albion nº 99 esquina com Bento Gonçalves (bairro Partenon).
– Supermercado Brunetto: avenida Martim Félix Berta nº 2.727 (Rubem Berta)
– Supermercado Center Shop: rua Saturnino de Brito nº 791 (Vila Jardim)
– Supermercado Center Shop: avenida Protásio Alves nº 8.141 (Alto Petrópolis)
– Supermercado Cruzeiro: avenida Juca Batista nº 1.030 (Cavalhada)
– Supermercado Cruzeiro: rua Cruzeiro do Sul nº 1.824 (Santa Tereza)
– Supermercado Desco: rua Ramiro Barcelos nº 430 (Floresta).
– Supermercado Rissul: avenida Cristóvão Colombo nº 1.980 (Floresta).
– Supermercado Unisuper: avenida Brasil nº 1.183 (Navegantes).
– Supermercado Zaffari Center Lar: avenida Sertório nº 8.000 (Sarandi).
– Supermercado Zaffari Lindóia: avenida Panamericana nº 240 (Lindoia).
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul