Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2020
Os bancos brasileiros não vão oferecer atendimento nas agências nesta quinta-feira, dia 11 de junho, data dedicada a Corpus Christi, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A decisão está em linha com o comunicado do Banco Central nº 35.690, de 19 de maio de 2020, que manteve o cronograma de feriados a despeito de mudanças no calendário de algumas localidades, que anteciparam as folgas por conta da pandemia do novo coronavírus.
A Febraban alerta que as agências bancárias não vão abrir em todos os municípios brasileiros. Não haverá atendimento, inclusive, nos locais que implementaram alguma forma de antecipação do feriado de Corpus Christi em virtude do combate à pandemia.
Em São Paulo, por exemplo, o feriado foi antecipado para 20 de maio – mas, naquela data, as agências bancárias seguiram funcionando, ainda que em horário reduzido, para seguir realizando os pagamentos do Auxílio Emergencial.
As agências permanecerão fechadas, conforme a entidade, sem atividades nos sistemas de transferência de reservas (STR), sistema especial de liquidação e de Custódia (Selic) e taxas de câmbio.
Sem atendimento bancário, serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos vencimentos de contas, incluindo os boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências.
A Febraban lembra ainda que os caixas eletrônicos (ATMs, na sigla em inglês), aplicativos de celular e internet estarão disponíveis como já ocorre em outros feriados bancários.
Auxílio emergencial
Com o feriado, o calendário de saques do auxílio Emergencial será pausado: na quinta-feira, não haverá novas liberações para transferências e retiradas. Aniversariantes em novembro e dezembro poderão movimentar as contas a partir desta sexta e sábado, respectivamente.
Vale destacar ainda que foi estabelecida uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e as empresas Cielo e GetNet para que os beneficiários do auxílio emergencial consigam realizar compras e pagar contas apenas com o uso do aplicativo, sem a necessidade de retirar os recursos do banco.