Quarta-feira, 08 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bandeira da conta de luz seguirá vermelha em dezembro

Compartilhe esta notícia:

Atualmente, a cor da bandeira é vermelha, que eleva o custo para o consumidor em R$ 45 por MWh (megawatt-hora) (Foto: Reprodução)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária seguirá vermelha no mês de dezembro. Na prática, os consumidores vão continuar pagando mais caro pela energia consumida, já que a bandeira vermelha mostra que o custo para gerar energia no País está elevado, resultando em cobrança extra.

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde o início do ano, permite o repasse mensal aos consumidores de parte do gasto extra das distribuidoras com o aumento do custo da eletricidade. Desde então, a bandeira tarifária no país é vermelha.

A cor da bandeira é impressa nos boletos das contas de luz. Se a cor é verde, a situação está normal e não há cobrança de taxa. Amarela, cobra-se 2,50 reais para cada 100 kWh de energia consumidos. Já a vermelha impõe a cobrança de 4,50 reais a cada 100 kWh.

No final de agosto, a Aneel reduziu em 18% o valor da bandeira vermelha. Até então, a cobrança adicional era de 5,50 reais a cada 100 kWh consumidos. A mudança foi resultado da melhora do regime de chuvas e da redução do consumo de energia, devido à desaceleração econômica. Esse cenário mais favorável permitiu o desligamento das térmicas de maior custo. (AG) 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Efeitos da Lava-Jato ameaçam votação do ajuste fiscal no Congresso
Mulheres concorrem pela primeira vez às eleições na Arábia Saudita
https://www.osul.com.br/bandeira-da-conta-de-luz-seguira-vermelha-em-dezembro/ Bandeira da conta de luz seguirá vermelha em dezembro 2015-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar