Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de novembro de 2016
Arborização de bairro em Alegrete.
As ações dos sete projetos vencedores do Programa Começar serão apresentadas pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul (Banricoop), no dia 18 de novembro, às 18h, no Clube do Comércio. A iniciativa, que está mudando a realidade das comunidades gaúchas, faz parte das comemorações de 70 anos da instituição. O objetivo é estimular o desenvolvimento por meio de ideias simples e sustentáveis. Ao todo, concorreram 37 propostas, abrangendo quase todas as regiões do Estado. Alguns exemplos: profissionalização de mão de obra, hortas comunitárias, arborização de bairros de baixa renda, preservação ambiental.
Os selecionados receberam apoio técnico e financeiro – até 70% do valor do projeto. Também foram oferecidos 60 dias de crowdfunding para que pudessem captar ainda mais recursos. As propostas vencedoras possuem foco socioambiental, ou seja, busca melhorar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, o aprendizado do indivíduo nessa área. Os homenageados são: Alimentando com saúde na telha (Rio Grande/RS), Alegrete que te quero verde (Alegrete/RS), Mandalas decorativas (Ibirubá/RS), Cascata do Rio Santo Cristo (Santa Rosa/RS), Doutores palhaços (Porto Alegre/RS), Abelink (Porto Alegre/RS) e Horta sustentável Dona Tecla (Porto Alegre/RS).
Criada em 1946, a Banricoop foi a primeira cooperativa a trabalhar com crédito mútuo no Brasil. Com sede em Porto Alegre, hoje opera para atender às necessidades financeiras, culturais e educacionais dos 7,5 mil cooperados, propiciando sua melhor qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades.