Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2025
As edições anteriores registraram arrecadação de alimentos e agasalhos, repassados a comunidades da região.
Foto: Jangadeiros/DivulgaçãoNo dia 25 de outubro, Barra do Ribeiro será palco do 5.º Velejaço Solidário, evento já consolidado no calendário cultural e náutico da região, que nesta edição será realizado em conjunto com o 1.º Encontro de Carros Antigos. A iniciativa foi oficializada pelo decreto municipal nº 4.052/2025 e reunirá esporte, cultura, gastronomia e solidariedade na Praia da Picada.
Diferente de uma regata, o velejaço não tem caráter competitivo. Trata-se de uma navegação coletiva de veleiros em trajeto definido, voltada para integração, lazer e turismo. Em Barra do Ribeiro, a atividade também ganha dimensão social, com incentivo à doação de alimentos e roupas destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
O Velejaço Solidário teve início há alguns anos, a partir de lideranças locais da vela com apoio da prefeitura. Em 2023, o encontro já buscava estimular o turismo náutico, destacar as hidrovias como ativos estratégicos regionais e arrecadar donativos. Naquele ano, também marcou a inauguração dos molhes e do farol da cidade, reforçando a infraestrutura para navegação. Desde então, o evento ampliou sua relevância comunitária, combinando caráter solidário, turístico e cultural.
As edições anteriores registraram arrecadação de alimentos e agasalhos, repassados a comunidades da região. Além disso, a programação costuma atrair visitantes de diferentes cidades, valorizar o artesanato, a gastronomia e promover apresentações artísticas locais.
Neste ano, a programação será concentrada em um único dia, a partir das 9h, na orla da Picada. Entre as atrações já confirmadas estão feira de produtores e artesãos, shows de música ao vivo, arena gastronômica com destaque para a tainha na taquara, atividades culturais e espaço institucional. A novidade fica por conta da exposição de veículos com mais de 25 anos, no 1.º Encontro de Carros Antigos. O encerramento está previsto para as 21h, com apresentação musical.
Inicialmente marcado para julho, o evento foi adiado em razão da cheia do Guaíba e remarcado para outubro. A participação é gratuita e aberta à comunidade em geral, incluindo velejadores, colecionadores e público visitante.
Além de promover lazer, o encontro busca fortalecer o turismo náutico, incentivar a economia local por meio de produtores e artesãos e manter o caráter solidário com arrecadação de alimentos e roupas.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul