Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Bebidas muito quentes podem provocar o câncer de esôfago

Compartilhe esta notícia:

Bebidas ingeridas a uma temperatura superior aos 65 graus são consideradas nocivas ao esôfago, segundo a Organização Mundial da Saúde. (Crédito: Reprodução)

As bebidas muito quentes “provavelmente” provocam câncer de esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago), anunciou a agência especializada em pesquisas de câncer da OMS (Organização Mundial da Saúde), que fez questão de explicar que a temperaturas “normais” o café e o mate não possuem efeito cancerígeno.

“O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura – não a bebida em si – que parece ser a causa”, disse Christopher Wild, diretor da IARC (Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer, na sigla em inglês), ao apresentar o estudo realizado por um comitê de 23 especialistas.

As bebidas “muito quentes” são aquelas consumidas a temperaturas superiores a 65 graus, de acordo com a IARC. Estudos realizados na China, Irã e Turquia, e no caso do mate, na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, onde as infusões geralmente são ingeridas a pelo menos 70 graus, demonstraram que o risco de câncer aumenta com a temperatura da bebida, destaca a agência da OMS.

Fumar é mais prejudicial do que consumir bebidas quentes.

“Fumar e consumir álcool são as principais causas de câncer de esôfago, particularmente em muitos países desenvolvidos”, salientou o estudo. “No entanto, a maioria dos cânceres de esôfago ocorre em partes da Ásia, América do Sul e na África Oriental, onde beber regularmente bebidas muito quentes pode ser uma razão para que esta alta incidência seja melhor compreendida.”

O câncer de esôfago é a oitava doença mais comum no mundo e uma das principais causas de morte. Ele está associado a cerca de 400 mil óbitos registrados em 2012 (5% de todas as mortes em função de cânceres mortes), aponta a OMS. Os sintomas dessa patologia são dificuldade de engolir, perda de peso não intencional, dores no peito, agravamento da indigestão ou azia e tosse, ou rouquidão. O tratamento se concentra na remoção do câncer por meio de cirurgia. Também é possível usar quimioterapia e radioterapia.

No Brasil, o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 13 entre as mulheres. O tipo de câncer de esôfago mais frequente é o carcinoma epidermoide escamoso, responsável por 96% dos casos. Outro tipo, o adenocarcinoma, vem aumentando significativamente sua incidência na população.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Lançado nos Estados Unidos um recurso que alerta os pais sobre o risco de esquecer as crianças no banco de trás do carro
Um terço da Humanidade não consegue ver a Via Láctea por causa da poluição luminosa
https://www.osul.com.br/bebidas-muito-quentes-podem-provocar-o-cancer-de-esofago/ Bebidas muito quentes podem provocar o câncer de esôfago 2016-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar