Domingo, 30 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Beija-Flor recria estátua de Jesus proibida pela Igreja Católica

Compartilhe esta notícia:

Em 1989, imagem de Jesus negro fazia parte do enredo Ratos e Urubus da escola Beija-Flor, mas acabou censurada a pedido da Igreja Católica. (Foto: Riotur)

Pouco mais de 30 anos desde que o “Cristo Mendigo” desfilou pela primeira vez na escola Beija-Flor, a escultura retornou ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na noite de segunda-feira (3), em uma cena marcante da apresentação da escola de samba de Nilópolis (RJ).

Durante o desfile, a imagem de Jesus Cristo envolto em um saco plástico chamou a atenção dos apaixonados pelo Carnaval. Com a frase “Mesmo proibido, olhai por nós” à frente, a escultura entrou na passarela com uma simbologia: a vitória do samba sob a arquidiocese.

Isso porque, em 1989, a imagem, que fazia parte do enredo Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, de Joãosinho Trinta, foi censurada a pedido da Igreja Católica.

Neste ano, a ideia de apresentar novamente a escultura em um desfile da escola foi do diretor de Carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, também homenageado pelo enredo da Beija-Flor de Nilópolis.

Durante o desfile, a escola de samba ainda retomou outros baluartes, como dos carnavalescos Rosa Magalhães e do próprio Joãosinho Trinta.

Nas mídias sociais, a Beija-Flor descreveu a proposta: “Como último ato de nossa homenagem, reviveremos o que foi considerado o maior desfile da história da Beija-Flor, da Marquês de Sapucaí e, consequentemente, dos artistas geniais Laíla e Joãosinho Trinta. A releitura da icônica alegoria ‘O Cristo Preto’, transgressora e antológica, é relembrada, ao fim do desfile, como a grande obra”.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Anderson Cardoso da Silva
5 de março de 2025 14:05

Canalhas sem respeito..
Mas logo vao pedir oraçao por estar com parentes no fundo da cama..seco se cagando todo.

Foto da Nasa captura quebra da barreira do som
Chefão da Viradouro e porta-bandeira do Salgueiro são flagrados na concentração antes do desfile
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x