Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência “Bem-vindos à segunda era espacial”, diz diretor da missão da SpaceX após sucesso no pouso

Compartilhe esta notícia:

Haylay Arceneaux em vista da cápsula da SpaceX. (Foto: Redes sociais/Inspiration4)

“Bem-vindos à segunda era espacial”, disse o diretor da missão Inspiration4 da SpaceX, Todd Ericson, em uma coletiva de imprensa após o pouso bem-sucedido da cápsula no sábado (18). A missão foi a primeira a entrar na órbita da Terra com uma tripulação sem astronautas profissionais.

A cápsula Dragon viajou mais longe do que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita de 575 quilômetros de altitude, e circulou o planeta mais de 15 vezes a cada dia.

Agora, “as viagens espaciais serão muito mais acessíveis aos homens e mulheres comuns”, acrescentou Ericson.

O pouso marcou a terceira vez que a empresa de Elon Musk levou e trouxe de volta pessoas ao espaço, após o retorno de duas missões da Nasa, uma em agosto de 2020 e outra em maio deste ano. Ambas trouxeram astronautas que estavam na ISS.

Houve apenas um pequeno problema durante o voo, com o sistema de limpeza da cápsula, mas que foi rapidamente resolvido, disse o diretor, sem dar mais detalhes.

A SpaceX prevê outros voos de turismo espacial, incluindo um em janeiro de 2022, que deve transportar três empresários até a ISS.

Turistas espaciais

“A melhor viagem da minha vida!”, tuitou a tripulante Sian Proctor depois de desembarcar da cápsula.

O bilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que pagou à SpaceX dezenas de milhões de dólares, ofereceu os outros três lugares a desconhecidos: Sian, uma professora de 51 anos; Hayley Arceneaux, uma enfermeira de 29 anos; e Chris Sembroski, 42 anos, veterano da Força Aérea dos Estados Unidos.

Os quatro passageiros treinaram por apenas 6 meses para a viagem, enquanto os astronautas passam anos se preparando. Uma vez em órbita, tiveram dados como frequência cardíaca, sono, saturação de oxigênio no sangue e habilidades cognitivas colhidos, os quais deverão ajudar a compreender melhor o efeito do ambiente espacial nos iniciantes.

A equipe também apreciou a vista através de uma nova cúpula de observação instalada na Dragon, pôde conversar com o ator Tom Cruise e com crianças, comeu pizza e se deleitou com a ausência de gravidade.

A missão também arrecadou fundos para o hospital pediátrico St. Jude, que fica no estado americano do Tennessee, onde Hayley Arceneaux trabalha e foi tratada de um câncer quando era criança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Apple tenta impulsionar estratégia no mundo dos games com o iPhone 13
Eike Batista, do auge à prisão, ganha cinebiografia
Deixe seu comentário
Pode te interessar