Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bernie Sanders desiste de disputa democrata pela Casa Branca

Compartilhe esta notícia:

O senador e pré-candidato democrata Bernie Sanders, durante entrevista coletiva em Burlington, Vermont, no dia 11 de março. (Foto: Reuters/Lucas Jackson)

O aspirante à Casa Branca Bernie Sanders anunciou nesta quarta-feira (8) que está abandonando a disputa pela indicação democrata à presidência dos Estados Unidos, abrindo caminho para seu rival Joe Biden concorrer contra o republicano Donald Trump em novembro.

Sanders, senador de 78 anos que se autodefine como um “socialista democrático”, comunicou a decisão para sua equipe durante uma teleconferência, antes de se dirigir a seus partidários em mensagem de vídeo.

“Hoje estou suspendendo minha campanha. Mas, mesmo que a campanha termine, a luta pela justiça continua”, disse o senador na mensagem aos seus seguidores transmitida ao vivo em sua conta no Twitter.

Figura da esquerda americana, Sanders encerra sua segunda tentativa de obter a indicação presidencial democrata, depois de ser derrotado em 2016 por Hillary Clinton.

Desta forma, Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama de 77 anos, deve enfrentar Trump em 3 de novembro. Mas ele ainda não foi oficialmente indicado como candidato pelo partido na convenção nacional, adiada para agosto devido à pandemia de coronavírus.

O senador transmitiu um pronunciamento em que falou sobre sua desistência. Ele agradeceu aos apoiadores, aos doadores, às pessoas que doaram e aos que contribuíram.

Em seguida, disse que algumas das ideias que ele preconiza passaram a ser mais aceitas. Entre elas, listou o aumento do salário mínimo nos EUA, o barateamento do ensino superior e, principalmente, um sistema de saúde pública.

“Essa crise horrível [de Covid-19] expôs a todos como é absurdo o nosso sistema”, ele afirmou.

Nos EUA, o serviço de saúde pública funciona somente para pessoas muito pobres –a maior parte da população precisa ter um plano de saúde que cubra custos médicos.

“Nós sempre acreditamos que serviço de saúde é um direito humano, e não um benefício para pessoas empregadas”, ele disse.

“Eu gostaria de dar melhores notícias, mas vocês sabem da verdade, estamos atrás do vice-presidente Joe Biden, e o caminho para a vitória é virtualmente impossível”, afirmou Sanders.

Em seu discurso, o senador afirmou que Biden é um homem muito decente, com quem ele, Sanders, vai trabalhar. “Estaremos unidos para derrotar Trump, o presidente mais perigoso que essa nação já teve”, disse.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Milhares de chineses comemoram com euforia o fim de mais de dois meses de confinamento por causa do coronavírus
O que podemos aprender com os brasileiros recém-saídos da quarentena na China
https://www.osul.com.br/bernie-sanders-desiste-de-disputa-democrata-pela-casa-branca/ Bernie Sanders desiste de disputa democrata pela Casa Branca 2020-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar