Terça-feira, 29 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaristas ameaçam deixar bancada evangélica caso deputado próximo ao governo vença disputa para liderar o bloco

Compartilhe esta notícia:

Escolha para novo líder tem racha entre Otoni de Paula e Gilberto Nascimento, ambos ligados à Assembleia de Deus.

Foto: Ag. Câmara
Escolha para novo líder tem racha entre Otoni de Paula e Gilberto Nascimento, ambos ligados à Assembleia de Deus. (Foto: Ag. Câmara)

A poucos dias da escolha de seu próximo líder, a Frente Parlamentar Evangélica continua rachada em duas candidaturas. Os postulantes ao comando do bloco são os deputados Otoni de Paula (MDB-RJ), que tem se aproximado do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Gilberto Nascimento (PSD-SP), alinhado ao bolsonarismo. Ambos são ligados à Assembleia de Deus.

A disputa, contudo, ganhou um tom de ameaça recentemente: cerca de 30 deputados ligados a Nascimento ameaçam deixar a bancada caso Otoni saia vitorioso.

A manobra visa, inclusive, atrapalhar o funcionamento da frente, hoje com 245 deputados e senadores. O regimento interno do Congresso Nacional prevê que esses blocos precisam ter 198 parlamentares para funcionar, e bolsonaristas articulam uma debandada que possa deixar a bancada abaixo do mínimo exigido.

Parlamentares ouvidos pelo jornal O Globo, sob reserva, afirmam que o clima na bancada evangélica é “péssimo”, sem qualquer consenso. A resistência a Otoni reflete o receio de que o grupo comece a se alinhar ao governo federal.

No fim do ano passado, o deputado representou a frente em reunião no Palácio do Planalto, na qual o presidente sancionou o Dia Nacional da Música Gospel. Na ocasião, Otoni se tornou alvo de críticas por fazer um discurso com afagos ao petista. Na eleição municipal do Rio, ele apoiou a reeleição de Eduardo Paes (PSD), aliado de Lula, irritando lideranças religiosas bolsonaristas.

Nascimento, por sua vez, é descrito como um dos precursores do movimento por ter participado da criação do grupo, em 2003. Delegado da Polícia Civil em quarto mandato na Câmara, o deputado é respeitado na bancada e tem a benção do pastor Silas Malafaia, fundador da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Ao que tudo indica, em 26 de fevereiro, última quarta-feira do mês, a frente evangélica deve mesmo ter uma eleição pela primeira vez. Até hoje, a bancada nunca colocou a decisão em votação e se orgulha de escolher nomes de consenso. Em 2023, sem unanimidade, Otoni se retirou da corrida, e um acordo de presidência alternada foi costurado entre Eli Borges (PL-TO) e Silas Câmara (Republicanos-AM).

Atual presidente, Silas Câmara torce para que haja conciliação e diz desconhecer as ameaças de debandada:

“Não tenho conhecimento sobre isso, mas se estão falando em sair da frente, por que participar da eleição? Se propõem a participar sem querer admitir um cenário? Ameaçar é uma perda de tempo. Este ‘se perder, eu saio’ é covardia”, afirmou.

Pessoalmente, Câmara diz já ter definido seu voto, mas se reserva sobre quem será seu candidato. Segundo ele, declarar torcida apequena os deputados. Nos bastidores, seus articuladores afirmam sua preferência por Otoni.

“Silas e eu definimos que será Otoni. Não tem racha algum, somos todos da mesma igreja (Assembleia de Deus de Madureira). Gilberto nunca quis (ser presidente)”, garante Cezinha de Madureira (PSD-SP).

Enquanto Otoni tem os caciques da bancada ao seu redor, Gilberto Nascimento vem sendo defendido por personalidades como o deputado fluminense Sóstenes Cavalcante, mais novo líder do PL na Câmara.

(As informações são do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
João Souza
6 de fevereiro de 2025 12:19

Rosinha volta pra escola , analfabeto.

Bidio Rosa
6 de fevereiro de 2025 06:26

Essa Bancada Envangelica/
Está Ben Como Diabo Gosta?

Bidio Rosa
6 de fevereiro de 2025 06:43

APGR . DENUCIOU Honten Dia 5/2/2024
Três Deputados do PL
Por Venda de Emenda Parlamentar
Marahanzinho do PL?
Pastor Gil do PL ?
E Bosco Costa do PL?
Os Três Nobre Deputados/
Pertence a Bancada Envangelica?

Caiu na Mão De Flávio Dino?

Vanderlei Ochoa
6 de fevereiro de 2025 12:57

Fanáticos religiosos anticristo…

Vanderlei Ochoa
6 de fevereiro de 2025 12:59

O DEUS dos fanáticos religiosos são as verdinhas…

João Souza
6 de fevereiro de 2025 13:42

Pensando melhor, os MDBistas vivem em cima do muro e puxando saco de quem dá mais. Por isso se dizem de centro. Ora pra direita, ora pra esquerda, dependendo das conveniências $$$$$$$$

João Souza
6 de fevereiro de 2025 13:38

Esse Otoni tem até cara de puxa saco e retardado. Vai grudar no saco do Mulaladrão e sua quadrilha.

Dólar interrompe sequência de quedas e fecha em alta, cotado a R$ 5,79; Bolsa brasileira sobe
Disputa no Centrão: presidente do Senado tenta derrubar o ministro de Minas e Energia
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x