Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de fevereiro de 2022
"Existia pressão para dar aumento de 10%. Mas tem dinheiro, o governo repassa o dinheiro do Fundeb", declarou o presidente
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante live realizada na noite de quinta-feira (03), que “tem dinheiro” para oferecer o reajuste salarial de 33,24% no piso dos professores, anunciado pelo governo na semana passada.
“Existia pressão para dar aumento de 10%. Mas tem dinheiro, o governo repassa o dinheiro do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]”, disse o chefe do Executivo.
Em seguida, Bolsonaro comentou que a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) orientou os prefeitos a não concederem o aumento anunciado pelo governo federal. “Vamos ver o que vai dar isso aí”, disse o presidente.
Estados e municípios, responsáveis pela maioria dos salários dos professores, mostram preocupações jurídicas e fiscais com um aumento nessa magnitude e alertam para a falta de caixa para cumpri-lo.