Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bolsonaro deve esperar “quadro concreto” para se pronunciar sobre o resultado da eleição nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O presidente passará o dia no Rio de Janeiro, onde vai votar na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, em Deodoro, zona oeste da cidade. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro silenciou sobre a eleição do democrata Joe Biden à presidência dos EUA, resultado projetado pela imprensa norte-americana. Nem o Palácio do Planalto nem o Ministério das Relações Exteriores se pronunciaram. A decisão isola o Brasil no plano internacional, depois que outros chefes de Estado e governo já reconheceram a vitória de Biden e o congratularam nas redes sociais.

De acordo com fontes do Planalto, Bolsonaro reagiu com “tranquilidade” ao resultado e reforçou que vai esperar um “quadro concreto” para se pronunciar. Ainda segundo integrantes do governo, o presidente considera qualquer pronunciamento uma afobação e vai aguardar o término dos processos judiciais movidos por Trump, que não reconhece a derrota e contesta o resultado alegando, sem provas, que há fraude no processo eleitoral.

A postura de Bolsonaro segue recomendações de sua assessoria para um dos cenários previstos, uma vitória com margem apertada de votos e a contestação judicial por parte do aliado, o republicano Donald Trump. Esse era o conselho dado ao presidente nessa hipótese para que não se precipitasse na comunicação virtual.

Segundo fontes do governo, assim que Bolsonaro decidir, a Presidência está pronta para fazer contato com o vencedor. Porém, não está descartado que Bolsonaro se manifeste apenas por Twitter. O chefe do Executivo também pode determinar que o contato seja feito pelo embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Nestor Forster.

O silêncio de Bolsonaro contrasta com o estilo do presidente, que costuma usar as redes sociais para rebater ou felicitar adversários. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 30 de setembro, quando Biden fez críticas à preservação da Amazônia e ameaçou sanções econômicas sobre o governo brasileiro. Bolsonaro não demorou a rebater o democrata nas redes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Líderes mundiais parabenizam Biden pela vitória à Casa Branca. Eleito promete trabalhar para unificar o país
Em meio à eleição, os casos de coronavírus batem recorde pelo terceiro dia nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/bolsonaro-deve-esperar-quadro-concreto-para-se-pronunciar-sobre-o-resultado-da-eleicao-nos-estados-unidos/ Bolsonaro deve esperar “quadro concreto” para se pronunciar sobre o resultado da eleição nos Estados Unidos 2020-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar