Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro disse que a decisão do presidente da Venezuela de reabrir a fronteira com o Brasil é “inteligente”

Compartilhe esta notícia:

Projeto será enviado ao Congresso nos próximos dias. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (10) que é inteligente da parte do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a decisão de reabrir a fronteira com o Brasil. Ele foi questionado sobre o tema em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, na saída do evento em que assinou autorização para o início das obras da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai.

“É uma medida inteligente da parte dele, né. Agora parece que também a energia elétrica vai ser restabelecida. Nos ajuda. Mas não nos deixa longe de buscar a construção da união Manaus Boa Vista”, disse Bolsonaro.

Reabertura

Mais cedo, o governo da Venezuela anunciou a reabertura da fronteira com o Brasil. O anúncio foi feito pelo vice-presidente econômico, Tareck El Aissami, que disse que, além das fronteiras com o Brasil, também seriam abertas as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.

As fronteiras entre Venezuela e Brasil estavam fechadas há quase três meses, assim como as comunicações marítimas entre a Venezuela e a ilha de Aruba, de acordo com informações da Reuters.

“O presidente Maduro anuncia à comunidade internacional a reabertura da fronteira terrestre com o Brasil a partir do dia de hoje. Gradualmente, iremos restabelecendo os mecanismos de controle fronteiriço para que esta fronteira seja cada vez mais uma fronteira robusta de desenvolvimento econômico produtivo e que beneficie a ambos os povos, a ambas as nações”, anunciou El Aissami na televisão estatal VTV.

Refugiados

Mais 14 refugiados que deixaram a Venezuela por causa das crises econômica e política chegaram ao Recife (PE). O novo grupo, que saiu de Pacaraima (RR), na fronteira entre o Brasil e a nação vizinha, foi recebido por entidades de defesa dos direitos humanos. Atualmente, de acordo com o governo de Pernambuco, 230 venezuelanos são acolhidos no Estado.

A crise na Venezuela tem se agravado nos últimos meses, com o conflito entre os grupos ligados ao presidente Nicolás Maduro e o autoproclamado governante interino, Juan Guaidó.

Em 30 de abril, houve confrontos nas ruas e cinco pessoas morreram, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Nesta sexta, o país anunciou a reabertura da fronteira com o Brasil.

Com a chegada do novo grupo, a capital pernambucana abriga, agora, 87 venezuelanos. A maior parte dos refugiados está em Igarassu, na Região Metropolitana, com 112, e 31 deles estão vivendo em Carpina, Na Zona da Mata Norte.

O novo grupo desembarcou na Base Aérea do Recife, na Zona Sul do Recife, na noite de quinta-feira (9), Os 12 adultos e duas crianças, de sete famílias, seguiram para os bairros da Boa Vista, na área central, e Encruzilhada e Campo Grande, na Zona Norte.

Os venezuelanos foram acolhidos em casas alugadas pela Cáritas, uma entidade ligada à Igreja Católica. Parte desse grupo, segundo o governo, pediu refúgio ao Brasil e outros venezuelanos solicitaram residência temporária.

Segundo o governo, os estrangeiros vão passar por um processo de identificação de necessidades. A ideia é articular atendimento de saúde e matrícula escolar para as crianças. Os adultos estão com carteira de trabalho e CPF e serão inscritos em programas de inserção no mercado de trabalho.

O acolhimento dos venezuelanos em Pernambuco faz parte do Plano de Interiorização do governo federal, organizado pelo Comitê Nacional para Refugiados e operacionalizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

O novo grupo, de acordo com a Secretaria Estadual de Assistência Social, ocupa o espaço deixado por venezuelanos que chegaram anteriormente ao estado. Ao longo do acolhimento, eles conseguiram a autonomia e saíram das residências da Cáritas.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Chuva e temperaturas amenas previstas para a próxima semana no Rio Grande do Sul
O INSS passa a oferecer mais três serviços pela internet, sem a necessidade de ir a uma agência
https://www.osul.com.br/bolsonaro-disse-que-a-decisao-do-presidente-da-venezuela-de-reabrir-a-fronteira-e-inteligente/ Bolsonaro disse que a decisão do presidente da Venezuela de reabrir a fronteira com o Brasil é “inteligente” 2019-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar