Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2021
O presidente Jair Bolsonaro disse nessa segunda-feira (15) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá analisar, em breve, um pedido para uso emergencial do EXO-CD24, um spray nasal desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov, de Israel, contra a covid-19.
Esse medicamento foi testado inicialmente para tratamento de câncer e passou pela primeira fase da pesquisa. Embora tenha tido resultados promissores — curou 29 dos 30 pacientes moderados em 3 a 5 dias, os especialistas que conduziram a pesquisa afirmaram que apenas a fase 1 de testes foi concluída e que mais evidências e estudos são necessários para confirmar a eficácia.
Ainda pela manhã dessa segunda, Bolsonaro postou em suas redes sociais a reprodução de uma mensagem de semana passada do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyanu, em que ele afirmou que os dois países devem cooperar para desenvolver medicamentos.
“Falei ontem por telefone com o presidente brasileiro Jair Bolsonero (sic), que nos parabenizou pelo sucesso da campanha de vacinação (contra a covid-19) em Israel. Concordamos em cooperar no desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra o coronavírus. Espero que nos encontremos em breve!”, diz a mensagem do israelense, reproduzida com uma tradução. Na legenda, o chefe do Executivo brasileiro ressaltou a “eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves” e que “brevemente será enviado à Anvisa o pedido de análise para uso emergencial do medicamento.”
O presidente voltou a falar do EXO-CD24 no começo da tarde, assim que voltou de um passeio de moto aquática pelas praias de São Francisco do Sul (SC), cidade onde passa o feriado desde sábado (13). Em uma transmissão ao vivo pelo perfil no Instagram de um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ainda na beira da praia, Bolsonaro ressaltou os resultados positivos da primeira fase de testes do spray e afirmou que está estudando a ida de uma missão brasileira para Israel.
“Se a Anvisa achar que procede, vai liberar. Eu vejo que é menos difícil, porque a pessoa já está no estado grave”, disse. “Tão importante quanto uma vacina aprovada pela Anvisa, é o remédio. Como a eficácia da vacina é de 50,38%. Na verdade é 50%, se a pessoa contrair o vírus, ela pode usar o spray”, defendeu.
Ele ainda afirmou, antes de encerrar a transmissão, que outro partido à frente do Brasil “não ia procurar nunca o estado de Israel para buscar solução”.
O mandatário também voltou a defender o tratamento precoce contra a covid-19. Ele parabenizou médicos que “têm coragem” de receitar medicamentos “fora da bula”: “Como não tem um remédio especifico, ele (o médico), por observação, acaba receitando hidroxicloroquina, Ivermectina, a tal da Annita, em comum acordo com o paciente”, afirmou.
Ele chamou o deputado Federal Helio Lopes (PSL-RJ), que o acompanha também na viagem pelo litoral catarinense, para participar da live e perguntou, ao vivo: “Hélio, se a tua mãe, por exemplo, tiver com covid hoje, você acha que ela tem que esperar sentir falta de ar para ser entubada no hospital ou o médico pode receitar?”.
Testes
O spray nasal desenvolvido em Israel, o EXO-CD24, é uma preparação baseada em exossomos enriquecidos com CD24. De acordo com dos pesquisadores, a substância é administrada por aspiração direta para os pulmões e o propósito é erradicar o que eles chamam de “tempestade de citocinas resultante do SARS-CoV-2 quando causada a Covid-19”. A preparação é destinada a pacientes moderados a graves. Até o momento, foram divulgados apenas os resultados da fase 1 dos testes e mais testes são necessários.