Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro diz que o Bolsa Família foi o grande sustentáculo do PT nas eleições

Compartilhe esta notícia:

Auxílio Brasil voltará a ser chamado Bolsa Família. (Foto: Rafael Zart/MDSA)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse reconhecer nesta terça-feira (27) a influência eleitoral que programas de assistência social têm no Brasil. Em entrevista à Rede Nordeste de rádio, o presidente disse que o Bolsa Família dá suporte às intenções de voto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ele Lula juntou uma série de programas e num novo nome criou o Bolsa Família. Então o povo necessitado foi grato aí no tocante a isso. Acredito que o Bolsa Família foi o grande sustentáculo por ocasião das eleições”, disse o presidente.

Junto com a equipe econômica, Bolsonaro disse que estuda ampliar o benefício pago pelo programa em cerca de 60%, de R$ 190 em média para o mínimo de R$ 300 a partir de dezembro de 2021, às vésperas do período eleitoral no próximo ano. Segundo informou, a ampliação do valor do programa atenderá cerca de 22 milhões de pessoas.

“Eu perdi em todos os Estados do Nordeste”, relata Bolsonaro sobre o resultado das eleições de 2018. “No Norte, perdi apenas no Pará e nos demais eu ganhei. E a diferença foi apertada. Ou seja, levo de goleada no Nordeste”, concluiu Bolsonaro sobre o reduto petista.

Apesar das críticas a Lula, o presidente defendeu a escolha do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-aliado do petista, para a Casa Civil do Governo. Segundo o presidente, “as pessoas mudam”. “Ciro está feliz. Ele disse para mim que o sonho da vida dele é ocupar um ministério como esse”, afirmou.

Na entrevista, Bolsonaro também reforçou discursos de campanha como as críticas ao educador Paulo Freire e a casais homossexuais. “Você não vê um presidente da República hoje em dia assistindo dois homens se beijando. Se dois homens quiserem se beijar, que fiquem à vontade entre quatro paredes na sua intimidade, mas em público? Não se vê mais isso”, emendou.

CPI da Covid

Bolsonaro disse nesta terça-feira que “não tem base” falar em se apresentar um pedido de impeachment dele com base em descobertas da CPI da Covid do Senado, em meio a investigações sobre suspeitas de irregularidades nas tratativas para a compra de vacinas pelo governo federal.

“Isso passa pelo Ministério Público. Não tem, não tem base nenhuma. Qual é a corrupção? Qual dinheiro foi pago? Não pagamos nada para ninguém”, disse ele, em entrevista por uma rede social ao jornalista Magno Martins.

“Tem uns picaretas aí que tentaram vender vacina para nós, pelo que tudo indica, e não conseguiram, tiveram seus planos frustrados”, emendou.

Bolsonaro chamou de “ridículo” o que alguns senadores da CPI estão fazendo, o que, em sua opinião, está desgastando o Senado como um todo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da agência de notícias Reuters.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Mãe assumirá a vaga de Ciro Nogueira no Senado; saiba quem é
Governo Bolsonaro muda Programa Nacional de Apoio à Cultura
https://www.osul.com.br/bolsonaro-diz-que-o-bolsa-familia-foi-grande-sustentaculo-do-pt-nas-eleicoes/ Bolsonaro diz que o Bolsa Família foi o grande sustentáculo do PT nas eleições 2021-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar