Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Mãe assumirá a vaga de Ciro Nogueira no Senado; saiba quem é

Compartilhe esta notícia:

Eliane Nogueira é mãe de Ciro Nogueira, nomeado como novo ministro-chefe da Casa Civil. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Com a ida do senador Ciro Nogueira (Progressistas) para a chefia da Casa Civil, a mãe dele, Eliane e Silva Nogueira Lima, 72 anos, filiada ao Progressistas, assumirá a vaga deixada. É a primeira vez que ela assumirá um cargo político. Eliane, entretanto, não deve assumir a vaga de Ciro na CPI da Covid. A definição de quem irá ocupar o posto cabe ao bloco ao qual ele pertence.

Eliane e Silva Nogueira Lima, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, possui ensino médio completo e é empresária. Ela é viúva de Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II.

Com Ciro Nogueira Lima, Eliane teve os filhos Ciro Nogueira Lima Filho, Raimundo Neto, Alessandra, Juliana e Gustavo Nogueira Lima. Ela tem oito netos e, após a morte do marido, em março de 2013, voltou-se ainda mais à atividade empresarial.

Embora nunca tenha assumido um cargo público, a assessoria de imprensa do senador informou que ela sempre esteve próxima da política. Eliane é gestora de empresas da família e, conforme a assessoria, desenvolveu no dia a dia dessas companhias a experiência em administração.

Em 2018, depois de estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a primeira eleição como suplente de senador. Com a saída de Ciro, assumirá a cadeira como senadora pelo Estado do Piauí.

Segundo a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64, de 1990), a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal. No ano passado, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou o PLP 253/2020, que visa proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos. O projeto ainda não foi analisado.

Ciro Nogueira (PP-PI) informou nesta terça-feira (27) que aceitou assumir o cargo de ministro da Casa Civil – hoje ocupado pelo general Luiz Eduardo Ramos. Por meio das redes sociais, ele afirmou que aceitou o convite feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, após reunião no Palácio do Planalto.

“Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, registrou.

Por meio de rede social, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, felicitou o senador piauiense pelo cargo no governo.

“Cumprimento o meu colega senador Ciro Nogueira pela assunção ao cargo de ministro da Casa Civil, a quem desejo boa sorte e um trabalho profícuo na importante missão de contribuir com o país”, declarou Pacheco. As informações são do portal de notícias G1 e da Agência Senado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Entenda o que é e o que faz o ministério da Casa Civil
Bolsonaro diz que o Bolsa Família foi o grande sustentáculo do PT nas eleições
https://www.osul.com.br/mae-assumira-a-vaga-de-ciro-nogueira-no-senado-saiba-quem-e/ Mãe assumirá a vaga de Ciro Nogueira no Senado; saiba quem é 2021-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar