Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de julho de 2022
Bolsonaro e Zelensky conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira
Foto: DivulgaçãoOs presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira (18).
Nas redes sociais, Zelensky disse ter informado Bolsonaro sobre “a situação no front” e o bloqueio à saída de grãos da Ucrânia. O país é um dos principais fornecedores de grãos para o mundo, ao lado da Rússia.
Zelensky também reforçou o pedido de sanções contra a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro. A conversa aconteceu alguns dias depois de Bolsonaro anunciar que o Brasil pode começar a importar diesel da Rússia.
“Informei sobre a situação no front. Discuti a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para prevenir uma crise global dos alimentos provocada pela Rússia. Eu peço que todos os parceiros comerciais se unam às sanções contra o agressor”, afirmou Zelensky nas redes sociais após o telefonema.
Em entrevista no domingo (17), Bolsonaro disse que a conversa seria “segredo de Estado”. “Eu não sei o que ele vai falar comigo, o Zelensky, né? Mas eu pretendo falar para ele o que que eu acho, né? E se perguntar para mim alguma coisa, onde podemos colaborar, eu vou dar a minha opinião, já que só vou dar se ele pedir. Isso não pode vazar, é segredo de Estado, assim como a minha conversa com o Putin, levou três horas, falamos muita coisa”, declarou.