Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bolsonaro está liberado para ir à ONU sem vacina, mas poderá ter dificuldades para entrar em outros locais de Nova York

Compartilhe esta notícia:

Presidente comeu pizza com sua comitiva em Nova York. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro chegou neste domingo (19) em Nova York (EUA), onde participa da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana. Ele está liberado para entrar na sede do órgão, mesmo sem ter se vacinado contra o coronavírus, mas pode ter dificuldades para acessar outros locais da cidade cosmopolita.

Se do lado de fora a cidade é inconfundível, é como se uma grade fosse uma fronteira. Do lado de dentro é área internacional. A ONU não precisa seguir as determinações das autoridades locais.

O auditório vai receber mais de 100 líderes do mundo inteiro. Bolsonaro será o primeiro chefe de Estado a subir na tribuna para discursar, porque o Brasil – por tradição – abre os trabalhos.

A ONU não vai exigir comprovante de vacinação, mas adotou um sistema de honra. Quem entrar se compromete a seguir todos os protocolos para evitar a transmissão do coronavírus.

A cidade até enviou uma carta para o presidente da Assembleia-Geral pedindo a vacinação dos participantes. Abdulla Shahid apoiou a ideia e disse que iria submeter o pedido ao secretário-geral das Nações Unidas, mas António Guterres disse que não pode barrar os chefes de Estado que não estejam vacinados.

O presidente Jair Bolsonaro já repetiu algumas vezes que não se vacinou. Para discursar na ONU, ele não terá problemas. Mas, nos restaurantes de Nova York, ele não poderá frequentar áreas internas. Isto é só para quem está vacinado.

A porta-voz do presidente da Assembleia-Geral, Monica Grayley, afirmou que os participantes que quiserem vão poder se imunizar. “A cidade colocou à disposição a vacinação. Ainda não se sabe em que posição exata esse local de vacinação será feito. E que o presidente tem falado é que ele espera que as pessoas possam aproveitar essa oportunidade, já que está sendo oferecida”, disse.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU pediu para que os chefes de Estado sejam responsáveis e se certifiquem de que as ações deles não prejudiquem a saúde e segurança da população de Nova York e dos participantes da Assembleia.

Pizza

Bolsonaro deixou o hotel em que está hospedado em Nova York, na noite deste domingo (19), com parte da comitiva que o acompanha na viagem oficial para comer em uma pizzaria nas redondezas, de acordo com alguns dos que o acompanharam no “jantar”.

Em conversa informal com jornalistas no saguão do hotel em que a delegação brasileira está hospedada para participar da Assembleia Geral da ONU, alguns dos ministros que acompanham Bolsonaro na viagem oficial, como o chanceler Carlos Alberto França, e ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, disseram que haviam acompanhado o presidente a uma pizzaria a 500 metros de distância, percurso que fizeram a pé.

Também teriam acompanhado o presidente os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, dentre outros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, postou uma foto com parte do grupo em frente à pizzaria em seu perfil do Instagram. Assessores teriam levado pizzas para alguns dos integrantes da delegação que permaneceram no hotel.

Não é a primeira vez que o presidente opta por uma refeição mais informal em uma viagem internacional. Mas a escolha deste domingo chama especial atenção em decorrência da polêmica recente envolvendo a recusa de Bolsonaro em se vacinar contra a Covid-19 e as regras que exigem apresentação de comprovante de imunização para acessar uma série de estabelecimentos na cidade de Nova York.

A pizzaria escolhida por Bolsonaro não tem mesas internas. Os clientes fazem os pedidos no balcão e retiram os produtos para viagem. O grupo de autoridades brasileiras decidiu comer em pé, na calçada. Caso optassem por comer na parte interna de um restaurante, ficariam sujeitos às regras do decreto municipal que regulamenta a questão na cidade.

A primeira agenda de Bolsonaro será nesta segunda-feira (20), quando o mandatário terá um encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Depois, participará de uma recepção oferecida pelo embaixador brasileiro na ONU.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Peter Venkman
20 de setembro de 2021 03:31

Não merece nem comentário a postura daquele que se diz presidente.

Novededos Silva
20 de setembro de 2021 21:56

Nada comparado com os Gastos dos Gafanhotos Comunistas Nojentos:
“Comitiva de Dilma gastou mais de US$ 200 mil em carros de luxo nos EUA ”
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/…/comitiva-de-dilma-gastou…/

Governo do PT gastou 400 bilhões fora do país e com campeões nacionais. Mesmo gasto do Plano Marshall

Parabéns, pagador de impostos. Você ajudou os petistas a gastar R$ 615 milhões de dinheiro público entre 2003 e abril de 2015 com cartões corporativos dos governos Lula e Dilma Rousseff.
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/…/petistas-gastaram-r-615…/

Ministério da Economia diverge do mercado e estima em 2,5% o crescimento para o PIB do Brasil este ano
Preocupadas com o desabastecimento de componentes importados, empresas brasileiras pedem ao governo uma política que reduza a dependência de produtos essenciais vindos do exterior
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x