Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro estuda criar ministério para abrigar o general Eduardo Pazuello

Compartilhe esta notícia:

A ideia seria criar o Ministério Extraordinário da Amazônia e indicar Pazuello (E) como o titular da pasta

Foto: Reprodução
A ideia seria criar o Ministério Extraordinário da Amazônia e indicar Pazuello (E) como o titular da pasta. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro estuda criar um novo ministério no governo para abrigar o general Eduardo Pazuello, que deixará o comando da pasta da Saúde nos próximos dias. Fontes do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde disseram que a ideia seria criar o Ministério Extraordinário da Amazônia e indicar Pazuello como o titular da pasta.

Além de manter Pazuello no governo, o cargo manteria o foro privilegiado do militar no Supremo Tribunal Federal, onde ele responde a inquérito sobre sua atuação na pandemia.

A ligação de Pazuello com a região seria umas das justificativas para a indicação. Em 2020, o general assumiu o comando da 12ª Região Militar da Amazônia, o qual teve de deixar para assumir o Ministério da Saúde.

Além de manter Pazuello no primeiro escalão do governo, a nova pasta esvaziaria o Conselho da Amazônia. O colegiado é comandado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que se distanciou de Bolsonaro.

Em fevereiro, o presidente admitiu que estudava a possibilidade de criar o Ministério Extraordinário da Amazônia. Segundo ele, a aprovação da autonomia do Banco Central abriria uma vaga na Esplanada.

Resistência

A criação do ministério, porém, enfrenta resistências de outros auxiliares de Bolsonaro. A avaliação é de que criar uma nova pasta neste momento passaria um sinal ruim ao eleitorado.

Além do novo ministério, o presidente avalia outros dois cargos para manter Pazuello no governo: o de assessor especial da Presidência ou o de secretário de Assuntos Estratégicos do Planalto.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Olimpíada de Tóquio: Japão proíbe voluntários estrangeiros por causa do coronavírus
Cúpula do Congresso vê “semana decisiva” para resposta do governo à pandemia
https://www.osul.com.br/bolsonaro-estuda-criar-ministerio-para-abrigar-o-general-eduardo-pazuello/ Bolsonaro estuda criar ministério para abrigar o general Eduardo Pazuello 2021-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar