Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro faz pronunciamento após demissão de Mandetta e apresenta novo ministro

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro anunciou Nelson Teich como Ministro da Saúde.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, e o presidente Jair Bolsonaro: médico não chegou a completar 30 dias no cargo. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), o médico Nelson Teich como novo ministro da Saúde, no lugar de Luiz Henrique Mandetta, que ficou pouco mais de 16 meses no cargo. Teich assume o cargo em meio à pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 30 mil pessoas no País, levando cerca de 1,9 mil pacientes a óbito. Em um pronunciamento no Palácio do Planalto, ao lado do novo auxiliar, Bolsonaro ressaltou que é preciso combinar o combate à doença com a recuperação econômica e garantia de empregos, e defendeu uma descontinuidade gradativa do isolamento social em vigor em todo o País.

“O que eu conversei com o doutor Nelson é que gradativamente nós temos que abrir o emprego no Brasil. Essa grande massa de humildes não tem como ficar presa dentro de casa, e o que é pior, quando voltar, não ter emprego. E o governo não tem como manter esse auxílio emergencial e outras ações por muito tempo”, afirmou.

De acordo com Bolsonaro, houve um “divórcio consensual” entre ele e Mandetta, e destacou que o ex-ministro “se prontificou a participar de uma transição a mais tranquila possível, com a maior riqueza de detalhes que se possa oferecer”.

Em seu discurso após o presidente, Nelson Teich disse que não haverá uma definição “brusca ou radical” sobre a questão das diretrizes para o isolamento social, mas enfatizou que a pasta deve tomar decisões com base em informações mais detalhadas sobre o avanço da pandemia no país. Nesse contexto, ele defendeu um amplo programa de testagem para a Covid-19 e ressaltou que está completamente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, na perspectiva de retomar a normalidade do país o mais breve possível.

“Existe um alinhamento completo aqui, entre mim e o presidente, e todo o grupo do ministério, e que realmente o que a gente está aqui fazendo é trabalhar para que a sociedade retome cada vez mais rápido uma vida normal”, disse.

Perfil

O novo ministro da Saúde é médico oncologista e empresário do setor. É natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), com especialização em oncologia no Inca (Instituto Nacional de Câncer). Também é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Teich chegou a atuar como consultor informal na campanha eleitoral de Bolsonaro, em 2018, e foi assessor no próprio Ministério da Saúde, entre setembro do ano passado e janeiro deste ano.

Repercussão

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), homenageou, em manifestação no Twitter, o trabalho desenvolvido por Mandetta, agora ex-ministro e seu colega de partido.

“Em nome da Câmara dos Deputados, presto nossa homenagem ao trabalho desenvolvido pelo ministro Luiz Henrique Mandetta à frente da Saúde brasileira nos últimos meses”, afirmou.

“Sua dedicação, seu trabalho, sua competência, sua capacidade de compreensão do problema que enfrentamos, sua busca por soluções a partir do diálogo com toda a sociedade e com o Parlamento trouxeram segurança com a condução da área, especialmente neste período de pandemia”, continuou Maia.

“Mandetta deixa como legado uma estrutura para que o Brasil possa – com governo federal, Estados e municípios unidos – atender da melhor forma possível a sociedade brasileira, principalmente as pessoas que necessitam do SUS”, concluiu.

O governador Eduardo Leite, também se pronunciou no Twitter, agradecendo o trabalho de Mandetta e desejando êxito a Teich:

“Respeito a legitimidade do Presidente de fazer as alterações em seu time, mas lamento a saída de um ministro que coordenou com competência e dedicação exemplar a política de enfrentamento ao Covid-19. Agradeço a atenção que Luiz Henrique Mandetta deu ao RS e desejo êxito a Nelson Teich”, escreveu Leite.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, seguiu a mesma linha de agradecimento e votos de sucesso.

“Quero deixar registrado meu agradecimento ao Luiz Henrique Mandetta, pela brilhante condução dos trabalhos de enfrentamento à pandemia de Covid-19, enquanto esteve à frente do Ministério da Saúde. Também desejo sorte ao novo ministro, Nelson Teich”, resumiu.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O Brasil tem 1.924 mortes por coronavírus e 30.425 casos confirmados, diz o Ministério da Saúde
Bolsonaro demite Mandetta; Nelson Teich é o novo ministro da Saúde
https://www.osul.com.br/bolsonaro-faz-pronunciamento-apos-demissao-de-mandetta-e-apresenta-novo-ministro-acompanhe/ Bolsonaro faz pronunciamento após demissão de Mandetta e apresenta novo ministro 2020-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar