Sábado, 06 de Março de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Mostly Cloudy

Mundo Bolsonaro parabeniza presidente de Portugal por reeleição

Compartilhe esta notícia:

Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentado na foto por Bolsonaro, foi reeleito em primeiro turno no domingo.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentado na foto por Bolsonaro, foi reeleito em primeiro turno no domingo. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou nesta quarta-feira (27) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pela sua reeleição em primeiro turno. “Brasil e Portugal continuarão trabalhando juntos, com base em nossa irmandade profunda, por mais comércio, mais investimentos, mais segurança e mais democracia e pelo fortalecimento da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

As eleições aconteceram no domingo (24) em meio a regras rígidas de saúde e segurança, enquanto o país luta contra uma terceira onda de contágio de coronavírus. A taxa de abstenção chegou a 60,5%. Nas eleições de 2016 havia sido de 51,3%.

Sousa, de 72 anos, eleito em 2016, agora foi reeleito para o segundo mandato com 60,7% dos votos. Ele foi professor de Direito e comentarista político no rádio e na televisão. É conhecido por sua personalidade forte e hábito de tirar selfies com apoiadores.

Em Portugal, cujo regime é parlamentarista, o presidente tem um papel quase decorativo, mas pode vetar certas leis e decretar estados de emergência, um poder que Sousa utilizou frequentemente durante a pandemia, seguindo a liderança do Parlamento. Outras decisões estão nas mãos do primeiro-ministro, cargo exercido atualmente por Antonio Costa.

Voos entre Portugal e Brasil suspensos

Portugal suspendeu, nesta quarta-feira (27), os voos entre o país e o Brasil. A medida vale a partir do dia 29 de janeiro, até o dia 14 de fevereiro. O Ministério do Interior português justificou com a piora da pandemia no mundo e a detecção de novas variantes. Além disso, o governo de Portugal foi estimulado a transferir pacientes de Covid-19 para fora do país.

O Ministério do Interior de Portugal informou que voos de caráter humanitário têm liberação para embarque de cidadãos da União Europeia e do Espaço Schengen (grupo de 26 países europeus, nem todos da União Europeia), desde que sigam os mesmos protocolos. As regras que valem para o Brasil são as mesmas que já vigoraram para os voos entre Portugal e o Reino Unido.

tags: portugal

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro apela para que caminhoneiros não façam greve
Dívida pública fecha 2020 acima de R$ 5 trilhões
Deixe seu comentário
Pode te interessar