Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro tem melhora e recebe alta da Unidade de Terapia Semi-intensiva

Compartilhe esta notícia:

Jair Bolsonaro com o filho Carlos no hospital. (Foto: Reprodução/Twitter)

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, recebeu alta da Unidade de Terapia Semi-intensiva na manhã deste sábado (22), informou o Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele segue internado.

“O paciente evolui com melhora clínica progressiva… Não apresenta dor, febre ou disfunções orgânicas”, afirmou o hospital em boletim médico.

O hospital informou ainda que Bolsonaro segue “com recuperação dos movimentos intestinais, recebendo dieta pastosa em associação à nutrição parenteral”.

O Albert Einstein disse ainda que medidas de prevenção de trombose venosa seguem sendo realizadas, além de exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular pelo paciente, que incluem períodos de caminhada fora do quarto.

O hospital paulistano ainda não divulgou previsão de uma data para alta de Jair Bolsonaro. Em um vídeo publicado em sua conta no Twitter, contudo, o capitão reformado do Exército disse “até o final do mês, se Deus quiser, estarei de alta, onde então juntos enfrentaremos o 7 de outubro”. “Nunca me senti tão bem na minha vida”, disse Bolsonaro.

Temperatura mais alta e dreno

Na quinta-feira, diante do aumento da temperatura corporal, Jair Bolsonaro passou por uma tomografia computadorizada de tórax e abdômen que constatou um pequeno acúmulo de líquido ao lado do intestino. Os médicos fizeram uma drenagem no local e o deputado recebeu um dreno.

Socorrido na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora após o atentado, Bolsonaro passou por uma colostomia, procedimento que consiste na exteriorização de parte do intestino em uma bolsa, onde são excretados gases e fezes. Após cerca de dois meses, o presidenciável passará por nova cirurgia para reverter a colostomia. No último dia 12, uma segunda cirurgia foi feita para desobstruir o intestino do candidato.

Os filhos de Jair Bolsonaro disseram a um amigo na última sexta (21) que o capitão deverá deixar o hospital na segunda ou terça-feira da semana que vem.

Suspensão de eleições

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Admar Gonzaga negou, na quarta-feira (19), um pedido do advogado Eduardo Augusto Silva Teixeira para que as eleições para presidente e vice-presidente deste ano fossem suspensas até a “total recuperação” de saúde do candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Líder nas principais pesquisas de intenções de voto para o Planalto, Bolsonaro foi vítima de uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG) no dia 6 de setembro. Ele está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e não tem previsão de alta oficial. O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 7 de outubro.

Em seu pedido, o advogado afirmou que Bolsonaro se encontra incapacitado de realizar atos de campanha devido ao seu estado de saúde e que tal ausência “gera prejuízo imensurável ao pleito e, em especial, ao livre convencimento do eleitor e à igualdade de condições entre os candidatos, bem como aos eleitores na escolha do
futuro presidente da República”.

Na decisão, o ministro Gonzaga destacou que o advogado não possui sequer legitimidade para realizar o pedido, já que não representa nenhum partido político, coligação ou candidato.

Gonzaga afirmou, ainda, que a data das eleições é definida por lei, que estabelece que o pleito deve ser realizado, em primeiro turno, no primeiro domingo de outubro.

“Inexiste, ainda, previsão legal que legitime a pretensão de suspensão ou postergação do pleito ordinário”, argumentou o ministro.

Gonzaga também escreveu que a suspensão das eleições levaria a “custos elevados”, já que a realização do pleito implica mobilização de vários setores da sociedade e de despesas significativos por parte da Justiça Eleitoral.

De acordo com o ministro, a legislação concentrou a escolha de candidatos para vários cargos na disputa em um só pleito justamente para evitar a elevação desses custos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ciro Gomes se comparou a Winston Churchill ao associar Bolsonaro a Hitler
Ciro Gomes relacionou o porte de fuzil com sexualidade dos jovens
https://www.osul.com.br/bolsonaro-recebe-alta-do-semi-intensivo-e-vai-para-quarto-informou-o-hospital/ Bolsonaro tem melhora e recebe alta da Unidade de Terapia Semi-intensiva 2018-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar