Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de outubro de 2019
Em audiência que não estava prevista na agenda oficial, o presidente Jair Bolsonaro recebeu no fim da tarde de sexta-feira (04) o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Maurício Valeixo. Segundo registro no site do Palácio do Planalto, incluído posteriormente, o encontro ocorreu às 17h. Pela manhã, a PF indiciou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pelo uso de candidaturas-laranja no PSL em Minas Gerais. No mesmo dia, ele foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral do Estado.
Questionado sobre o teor da conversa na manhã deste sábado (05), no portão do Palácio do Alvorada, Bolsonaro disse que eles trataram de “tudo que você possa imaginar”, sem um assunto específico. “Trocamos informações de tudo que acontece no Brasil. Com ele, com general [Augusto] Heleno [ministro do Gabinete de Segurança Institucional], todo mundo conversa sobre o Brasil. Somos uma equipe unida”, declarou.
Na noite de sexta-feira, Bolsonaro se negou a responder perguntas de repórteres na entrada do Palácio da Alvorada a sobre a denúncia contra Álvaro Antônio e sua permanência no cargo. Limitou-se a repetir “sem comentários”, três vezes. O presidente, então, emendou com uma reclamação contra a imprensa:
“Não tem coisas boas para perguntar para mim? Ralo o dia todo, e não tem uma coisa para perguntar?”, indagou, afastando-se e passando a cumprimentar um grupo de 35 apoiadores que o aguardava no local. Após 12 minutos conversando com simpatizantes, entre eles um casal de franceses, Bolsonaro retornou à área onde estava a imprensa e pediu desculpas. “Pessoal, me desculpa aí, eu estou com a cabeça quente”, disse o presidente, sem explicar o que lhe irritou.
A agenda de Maurício Valeixo não registrou o encontro com Bolsonaro. Na do presidente, o compromisso só foi incluído na noite de sexta-feira. Ao longo da tarde, a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência informou que ele estava em “despachos internos”.
O órgão geralmente divulga atualizações de agenda quando há alterações de última hora, mas isso não ocorreu na sexta-feira. Questionada sobre a alteração a Secom informou que “as agendas presidenciais e suas atualizações ao longo do dia são divulgadas sistematicamente em site oficial disponível a todo cidadão brasileiro”. Neste sábado, a última agenda do dia foi das 14h às 14h30min, com o advogado Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo.