Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2021
A agenda do presidente contempla reuniões com governantes locais, encontros com empresários e visitas a feiras e exposições
Foto: Alan Santos/PRO presidente Jair Bolsonaro embarcou, na manhã desta sexta-feira (12), para uma viagem de uma semana por Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar, com foco na busca de investimentos dos países do Golfo Pérsico no Brasil.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a agenda do presidente contempla reuniões com governantes locais, encontros com empresários e visitas a feiras e exposições.
De acordo com o embaixador Kenneth Félix da Nóbrega, secretário de Negociações Bilaterais para o Oriente Médio, Europa e África do Itamaraty, a viagem de Bolsonaro será uma oportunidade para troca de ideias “em alto nível sobre o cenário pós-pandemia”, o que inclui a alta do petróleo e a transição energética.
A primeira visita de Bolsonaro será a Dubai, nos Emirados Árabes. Depois, ele seguirá para Manama, no Bahrein, e, em seguida, para Doha, no Catar. O presidente deve iniciar o seu retorno ao Brasil na quinta-feira (18).
Essa é a segunda viagem de Bolsonaro a países do Oriente Médio que ficam na região do golfo. Em 2019, no primeiro ano de mandato, o presidente esteve na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes e no Catar.
Mais de dois anos depois, Bolsonaro retorna à região novamente em busca de ampliar a relação comercial com os países árabes, grandes produtores de petróleo e que dispõem de fundos soberanos. A intenção é captar investimentos em áreas como infraestrutura, agronegócios e defesa.