Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de dezembro de 2019
Os resultados do Brasil seguem muito abaixo da média dos países da OCDE
Foto: Arquivo/Palácio PiratiniO Brasil não conseguiu registrar avanços significativos no desempenho dos estudantes em leitura, matemática e ciências no mais importante ranking mundial de educação. O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (03), aponta ligeiro aumento da nota média, mas os estudantes brasileiros seguem entre os últimos dez colocados na prova de matemática.
O exame, cujas provas foram aplicadas no ano passado, é realizado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Os resultados negativos para a educação brasileira foram verificados mesmo com a expansão da lista dos países participantes, que passaram de 70 para 80.
Em leitura, o Brasil conseguiu manter sua posição de 2015, mas ainda está atrás de mais de 50 países e regiões econômicas. Já em ciência, o País caiu algumas posições, para uma colocação abaixo de pelo menos 65 participantes.
Os resultados seguem muito abaixo da média dos países da OCDE, que foi de 487 em leitura, 489 em matemática e 489 em ciências. Esses valores são usados como referência de educação de qualidade pelo Brasil e demais países.