Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Brasil e mais 169 países assinam o acordo do clima

Compartilhe esta notícia:

Acordo de Paris bateu recorde da ONU de adesão a um tratado internacional em um único dia. (Foto: Tiberio BArchielli/ Palazzo Chigi)

Representantes de 170 países assinaram, na sexta-feira, o Acordo de Paris sobre mudança climática, batendo o recorde da ONU (Organização das Nações Unidas) de adesão a um tratado internacional em um único dia. Todos ouviram o alerta do secretário-geral da entidade, Ban Ki-Moon, de que as boas intenções terão pouco impacto se a convenção não for ratificada o mais breve possível.

“Estamos em uma corrida contra o tempo”, disse Ban no discurso de abertura da cerimônia, no plenário da ONU em Nova York (EUA). A urgência foi enfatizada por vários chefes de Estado, incluindo a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Dilma assegurou “a pronta entrada em vigor” da convenção, mas essa decisão depende do Congresso Nacional. “O caminho que teremos de percorrer agora será ainda mais desafiador: transformar nossas ambiciosas aspirações em resultados concretos”, disse a presidenta. E repetiu os compromissos assumidos pelo Brasil durante a negociação do tratado, entre os quais a promessa de reduzir em 37% a emissão de gases poluentes até 2025, na comparação com os patamares registrados em 2005. “O Brasil precisa reconhecer que deve fazer mais que o prometido no ano passado”, disse Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Receita Federal aperta a fiscalização nas declarações de renda de pessoas físicas: até as rede sociais são monitoradas
Indenização bilionária começa a entrar na conta de luz em 2017
https://www.osul.com.br/brasil-e-mais-169-paises-assinam-o-acordo-do-clima/ Brasil e mais 169 países assinam o acordo do clima 2016-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar