Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de junho de 2022
A possibilidade da compra do combustível foi negociada em uma conversa por telefone com o presidente russo Vladimir Putin
Foto: Valter Campanato/Agência BrasilO presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil pode passar a comprar diesel da Rússia, país que enfrenta um processo de isolamento no cenário internacional, com a aplicação de sanções econômicas, devido à invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.
De acordo com Bolsonaro, a possibilidade da compra do combustível foi discutida na segunda-feira (27), em uma conversa por telefone com o presidente russo Vladimir Putin. Durante o diálogo, também foi negociada a aquisição de fertilizantes russos.
“Conversei com o presidente Putin. Trocas comerciais entre nós. Temos aí a segurança alimentar e a segurança energética. Então, há chance de comprarmos diesel de lá. Fica, com toda certeza, um preço mais em conta”, declarou o presidente brasileiro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.
Bolsonaro afirmou ainda que o preço dos combustíveis pode diminuir se o barril do petróleo do tipo Brent no mercado internacional continuar caindo, mas ponderou que é a Petrobras que decide o valor cobrado no País.
“O que a gente precisa? Transparência em tudo. É igual hoje [segunda-feira], começaram alguns governadores a baixar o ICMS”, acrescentou o chefe do Executivo.